Postagens compartilham vídeos gerados com IA de comemorações na Venezuela após captura de Maduro
FERRAMENTAS DE DETECÇÃO E FALHAS NAS IMAGENS CONFIRMAM QUE CONTEÚDOS FORAM GERADOS ARTIFICIALMENTE
O que estão compartilhando: vídeos mostram venezuelanos na capital Caracas comemorando a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. As imagens mostram pessoas emocionadas pela prisão do ditador e de joelhos em agradecimento ao presidente americano, Donald Trump.
O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. Os conteúdos foram criados usando inteligência artificial. É possível identificar problemas na geração dos vídeos, como falhas nas bandeiras venezuelanas e em placas de veículos. Na realidade, a captura de Maduro motivou manifestações contrárias à prisão na Venezuela e comemorações no exterior.
Também nesse vídeo há distorções, como erros nas mãos de pessoas. Alguns elementos somem em determinados trechos do vídeo. Como mostrou o Verifica, falhas no rosto, mãos e orelhas de pessoas, além de problemas no cenário de fundo, podem indicar que o conteúdo foi gerado com IA.
Manifestações após prisão de Maduro
Jornais noticiaram que chavistas protestaram no sábado, 3, contra a prisão de Maduro. O Estadão reportou que um dia depois da captura, no domingo, as ruas da capital Caracas estavam vazias e as lojas fechadas.
Já em outros países, como Brasil, Argentina e Estados Unidos, foram registradas comemorações de imigrantes venezuelanos pela queda do ditador.
Os Estados Unidos realizaram uma operação militar com bombardeios em Caracas e capturaram Maduro e a esposa dele, Cilia Flores. O líder venezuelano foi levado para Nova York, onde será julgado por conspiração para o narcoterrorismo pela Justiça americana.
Ainda no sábado, Trump disse que os EUA iriam governar o país sul-americano "até uma transição segura". A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, assumiu a liderança do país interinamente.
O que vai acontecer com a Venezuela em 2026?
Como lidar com posts do tipo: É comum o uso de inteligência artificial para gerar cenas, sobretudo em momentos de crise. Ferramentas de detecção podem ser usadas com cautela para analisar imagens nas redes sociais, como mostrou o Verifica. Também existem dicas para ajudar a reconhecer o que é ou não verdadeiro.