Vídeo de tropas do Hamas em Gaza não é recente e nem foi filmado em meio ao acordo de cessar-fogo
FILMAGEM CIRCULA NAS REDES SOCIAIS DESDE JANEIRO E FOI USADA FORA DE CONTEXTO EM PUBLICAÇÃO VIRAL
O que estão compartilhando: que um vídeo mostraria o Hamas retomando controle de partes da Faixa de Gaza após o acordo de cessar-fogo com Israel.
O Estadão Verifica checou e concluiu que: as imagens estão fora de contexto. A filmagem que mostra homens armados do Hamas não é recente: circula desde janeiro nas redes sociais. Apesar de o vídeo ser antigo, a informação de que o grupo está reafirmando o controle de partes de Gaza não ocupadas pelas forças israelenses é verdadeira, de acordo com uma reportagem da CNN. A ação ocorre em meio ao estabelecimento do plano de cessar-fogo aceito na semana passada.
Saiba mais: Com ajuda da busca reversa de imagens (saiba como fazer), o Verifica localizou que o vídeo circula na internet desde 26 de janeiro de 2025.
A primeira publicação encontrada com a filmagem foi compartilhada no Facebook com uma legenda em árabe. A tradução do Google indica que o conteúdo diz: "uma mulher palestina cumprimenta combatentes da resistência durante a entrega de quatro soldados na Cidade de Gaza ontem".
É possível ver homens armados em cima de veículos com faixas verdes e símbolos usados pelo Hamas, além de crianças correndo atrás dos carros. O vídeo também foi publicado no X (antigo Twitter) na mesma data e descrição por uma perfil da Arábia Saudita.
Uma busca por palavras-chaves retornou notícias sobre uma troca de prisioneiros entre Hamas e Israel que ocorreu no dia 25 de janeiro. A BBC publicou um vídeo que mostra quatro soldadas israelenses, que foram detidas pelo grupo, entregues à Cruz Vermelha. Foram liberados 200 palestinos detidos por Israel na ocasião.
O post analisado usou o vídeo fora de contexto com uma informação real, publicada pela CNN. O jornal noticiou, em 12 de outubro, que o grupo está reafirmando o controle de partes não ocupadas pelas forças israelenses de Gaza.
De acordo com a reportagem, as forças de segurança do Hamas foram fotografadas nas ruas da cidade e houve relatos de confronto entre clãs que se opõem ao grupo nos últimos dias. Há uma incerteza sobre a segurança no território nos próximos meses.
A Al Jazeera, veículo de comunicação árabe, relata confrontos entre o Hamas e clãs armados em Gaza no fim de semana.
Acordo entre Israel e Hamas de cessar-fogo
Israel e Hamas selaram um acordo de cessar-fogo na semana passada a partir de mediadores internacionais e de uma proposta feita pelos Estados Unidos. A primeira fase do plano incluiu a libertação pelo Hamas de 20 reféns vivos nesta segunda-feira, 13.
O acordo proposto pelo presidente Donald Trump, de 20 pontos, inclui a libertação de 250 prisioneiros palestinos pelo governo israelense, muitos cumprindo penas perpétuas em Israel, e 1,7 mil moradores de Gaza detidos desde outubro de 2023.
Como noticiou o Estadão, desde que o cessar-fogo entrou em vigor em Gaza, as tropas israelenses afirmaram que começaram a recuar para uma nova linha defensiva dentro do território. Contudo, a natureza exata da retirada ainda não é clara. Milhares de cidadãos da Palestina deslocados começaram a retornar para a cidade de Gaza.
O jornal India Today também publicou uma verificação sobre conteúdo semelhante.