Vídeo de tornado atingindo cidade no Paraná foi gerado por IA
GRAVAÇÃO TEM MARCA D'ÁGUA DE FERRAMENTA QUE GERA VÍDEOS A PARTIR DE COMANDOS DE TEXTO
O que estão compartilhando: vídeo que mostraria um tornado atingindo uma cidade do Paraná. As imagens, feitas da sacada de um prédio, mostram uma grande nuvem em formato de funil no horizonte.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi criado por uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA). Na gravação aparece a marca d'água da Sora, um recurso da empresa OpenIA que permite gerar vídeos. Ao olhar as cenas com atenção também é possível notar algumas falhas nas imagens que não existiriam se o vídeo fosse real.
Saiba mais: Um perfil do Instagram publicou um vídeo que supostamente mostraria o tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na última sexta-feira, 7. O evento meteorológico foi o mais devastador da história recente do Estado, de acordo com meteorologista ouvida pelo Estadão. Ao menos seis pessoas morreram e 773 ficaram feridas. No entanto, a gravação que circula no Instagram não é real.
Vídeo foi gerado por IA
Em determinados momentos do vídeo aparece uma marca d'água. Nela é possível ler a palavra Sora, que é o nome da inteligência artificial da empresa OpenAI (dona do ChatGPT) que gera vídeos a partir de comandos de texto. Na marca d'água também está escrito o nome do usuário cadastrado na Sora que inventou o vídeo.
Além da marca d'água, outras evidências de que o conteúdo não é real são falhas nas imagens. As lanternas de carros estacionados extrapolam o tamanho dos veículos. A copa de uma árvore, ao invés de estar fixa em um caule, aparece em cima do telhado de uma casa. O vídeo abaixo é uma versão com zoom de uma parte do conteúdo que circula no Instagram. Ele permite notar detalhes que indicam que o conteúdo foi gerado por IA. Confira:
Cidade destruída prioriza doações
O município de Rio Bonito do Iguaçu estima que 90% da área urbana foi afetada pelos ventos que atingiram 250 km/h. Só a reconstrução de uma nova escola e de um ginásio de esportes deverá custar cerca de R$ 15 milhões.
O porta-voz da prefeitura, Alex Garcia, reforçou que ainda não há levantamento financeiro consolidado, mas afirmou que a prioridade agora é por doações de materiais de construção e de mão de obra.
"Nesse momento, a população de Rio Bonito do Iguaçu está precisando de mão de obra qualificada e também de materiais de construção", disse. "A gente disponibilizou uma chave Pix (CNPJ: 95.587.770-0001-99) para quem não puder fazer doação de materiais de construção ou de mão de obra."