Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump não disse que Lula é 'escândalo ambulante'; vídeo foi gerado com IA

VOZ DO PRESIDENTE AMERICANO FOI CLONADA E SOBREPOSTA A VÍDEO DE DISCURSO NO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS

17 jun 2025 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria dito em um discurso que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, é um "escândalo ambulante".

Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi manipulado com o uso de inteligência artificial. As imagens foram retiradas de um discurso de Trump durante uma sessão conjunta na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em 4 de março deste ano. Já o áudio foi criado digitalmente. Lula não é citado por Trump em nenhum momento do discurso, embora ele mencione o Brasil uma vez, ao defender sua política tarifária e dizer que países como Brasil, Índia, China, México e Canadá, além da União Europeia, cobram tarifas maiores dos EUA do que o contrário.

Trump citou o Brasil, mas não falou de Lula

A fala do presidente estadunidense na sessão conjunto durou cerca de duas horas. Ele enalteceu a si próprio, criticou o governo de Joe Biden e os democratas no próprio Congresso. Trump também criticou a Organização das Nações Unidos (ONU), à qual chamou de corrupta, reafirmou a saída do Acordo de Paris e disse estar fazendo uma "revolução do bom senso" no país.

Ao falar sobre a política tarifária, o presidente mencionou o Brasil uma vez, mas não citou Lula em nenhum momento do discurso. O Brasil aparece entre países que, segundo Trump, aplicam tarifas maiores aos Estados Unidos do que os Estados Unidos aplicam de volta. O trecho pode ser visto (em inglês) a partir de 57:06:

"Outros países têm usado tarifas contra nós há décadas, e agora é a nossa vez de começar a usá-las contra esses outros países. Em média, a União Europeia, a China, o Brasil, a Índia, o México e o Canadá. Você já ouviu falar deles? E inúmeras outras nações nos cobram tarifas tremendamente mais altas do que as que cobramos deles. É muito injusto. A Índia nos cobra tarifas de automóveis superiores a 100%. A tarifa média da China sobre nossos produtos é o dobro da que cobramos deles. E a tarifa média da Coreia do Sul é quatro vezes maior. Pense nisso, quatro vezes mais. E nós ajudamos tanto militarmente e de muitas outras formas a Coreia do Sul", disse.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade