Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump exibiu foto de Putin durante entrevista coletiva, e não de Lula; vídeo foi tirado de contexto

POST DISTORCE GRAVAÇÃO EM QUE PRESIDENTE AMERICANO MOSTRA FOTOGRAFIA COM LÍDER RUSSO PARA SUGERIR QUE PETISTA TERIA SIDO PROIBIDO DE ENTRAR NOS EUA

26 ago 2025 - 12h27
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria exibido uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma entrevista coletiva e dito que ele estaria proibido de entrar no país norte-americano.

Post tira vídeo de contexto para sugerir que Donald Trump teria proibido Lula de ir aos EUA
Post tira vídeo de contexto para sugerir que Donald Trump teria proibido Lula de ir aos EUA
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O post verificado distorce um trecho da transmissão da entrevista coletiva em que Trump anunciou a data e o local do sorteio que vai definir os grupos da Copa do Mundo de 2026. Na ocasião, o presidente americano mostrou uma foto impressa em que aparece ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ele afirmou ter recebido a imagem de Putin e sugeriu a possibilidade de o líder russo comparecer ao evento esportivo. O episódio foi noticiado por veículos de imprensa nacionais e internacionais (aqui, aqui e aqui). Não há qualquer menção ao nome de Lula na gravação.

Saiba mais: publicado no Instagram, o vídeo verificado tem 17 segundos e está em inglês. A gravação mostra o momento em que Trump exibe uma foto impressa enquanto comenta sobre ela. Embora o rosto de Putin não apareça com nitidez na imagem, Trump menciona o nome do russo durante sua fala. Acima do vídeo, uma legenda em português afirma que ele teria dito: "Estão vendo, esse aqui é Lula, ele está proibido de entrar nos EUA". No entanto, a declaração do republicano não foi traduzida fielmente.

A partir de uma busca reversa de imagem (veja aqui como fazer) o Verifica identificou o contexto original do vídeo e o registro completo que permite compreender o que Trump disse enquanto mostrava a foto.

O episódio ocorreu na última sexta-feira, 22, durante uma entrevista coletiva na qual Trump anunciou o local e a data do sorteio que vai definir os grupos da Copa do Mundo de 2026. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo direto do Salão Oval da Casa Branca, na companhia do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que aparece ao lado do presidente no vídeo verificado.

Antes de mostrar a imagem, o presidente americano comentou que havia acabado de receber uma foto de alguém que está muito interessado em ir à Copa do Mundo. Em seguida, disse: "Ele tem sido muito respeitoso comigo e com o nosso país, mas não tão respeitoso com os outros."

Trump afirma que irá autografar a foto para Putin e que pensou que os presentes gostariam de ver o registro. Mostrando a imagem, ele acrescentou: "É um homem chamado Vladimir Putin, que acredito que virá, dependendo do que acontecer. Ele pode vir ou não, dependendo do que acontecer. Temos muitas coisas acontecendo nas próximas semanas".

No recorte publicado no Instagram, sem legendas em português, o vídeo começa no meio da fala em que Trump afirma que Putin tem sido respeitoso com os Estados Unidos e termina quando ele diz acreditar que o líder russo irá à Copa.

A foto enviada pelo líder russo é de quando eles se encontraram no Alasca no dia 15 de agosto para tratar sobre o fim da guerra na Ucrânia. O encontro terminou sem anúncio de acordo sobre o futuro do conflito.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade