Posts usam imagem de chegada de manifestantes a ato da esquerda para passar ideia de adesão baixa
PROTESTO CONVOCADO POR MOVIMENTOS SOCIAIS E PARLAMENTARES NA PAULISTA REUNIU CERCA DE 15,1 MIL PESSOAS SEGUNDO O MONITOR DO DEBATE POLÍTICO
O que estão compartilhando: foto de manifestação convocada pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) na Avenida Paulista, em São Paulo, em 10 de julho de 2025. A postagem ironiza a quantidade de manifestantes: "nessa imagem vemos os milhões de votos de Lula!"
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: falta contexto. A imagem usada para sugerir que a manifestação não teve público mostra o início da concentração, quando os manifestantes ainda estavam chegando ao local e as vias da Avenida Paulista permaneciam abertas para a circulação de veículos. Mais tarde, os dois sentidos da avenida em frente ao MASP ficaram bloqueados, como mostram notícias publicadas por veículos de imprensa (aqui e aqui).
O ato, convocado para defender a taxação dos super-ricos, a isenção do imposto de renda para trabalhadores e o fim da escala 6x1, reuniu cerca de 15,1 mil pessoas, segundo o Monitor do Debate Político, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
É possível ver na imagem capturada que ainda era de dia. Dados do site Sunrise and Sunset informam que o sol se pôs naquele dia às 17h34. Isso quer dizer que a foto foi feita durante o início da concentração para o protesto, por volta das 17h.
Segundo matéria publicada pelo g1, por volta das 18h20 os dois sentidos da Paulista, em frente ao Masp, estavam tomados por manifestantes. Imagens publicadas por veículos de imprensa mostram o público presente no ato (aqui, aqui e aqui).
Centro publicou estimativa de manifestantes
A contagem dos manifestantes foi realizada pelo Monitor do Debate Político. A iniciativa também contabilizou o número de participantes da manifestação Justiça Já, convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 29 de junho. De acordo com o documento disponível no site do Monitor, que detalha o método utilizado (aqui), a estimativa de público para as 19h30 foi de 15,1 mil pessoas. O horário foi escolhido por ser o momento de maior concentração de manifestantes, conforme explica o texto.
Conforme mostrou o Estadão (aqui), o ato foi inicialmente convocado para pressionar o Congresso em pautas como taxação dos super ricos, isenção do imposto de renda e fim da escala 6x1. Após a taxação em 50% dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos, o protesto também serviu para pressionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O Verifica entrou em contato com o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), responsável pela postagem, mas não obteve respostas. O espaço está aberto.