Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Orégano e colorau são ricos em anti-inflamatórios, mas não são capazes de prevenir câncer

VÍDEO EXAGERA BENEFÍCIOS DO CONSUMO DOS ALIMENTOS; DOENÇA É MULTIFATORIAL E PROTEÇÃO ENVOLVE CONTROLE DO PESO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA

7 nov 2025 - 13h21
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo no qual um homem afirma que o orégano e o colorau seriam os temperos mais potentes do mundo para prevenir o câncer.

Especialista entrevistada pelo Verifica explicou que nenhum tempero ou erva, isoladamente, tem capacidade de prevenir o câncer, que tem origem multifatorial
Especialista entrevistada pelo Verifica explicou que nenhum tempero ou erva, isoladamente, tem capacidade de prevenir o câncer, que tem origem multifatorial
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Orégano e colorau têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, mas não há evidências científicas de que previnam o câncer. Ao Verifica, a nutricionista oncológica Gisele Vieira, integrante do comitê científico do Instituto Vencer o Câncer, explicou que nenhum tempero ou erva, isoladamente, tem capacidade de prevenir doenças, especialmente o câncer, que tem origem multifatorial. A prevenção, segundo Vieira, está relacionada a um conjunto de hábitos, que inclui manter o peso sob controle, adotar uma alimentação saudável, reduzir o consumo de carne vermelha e de embutidos e praticar atividade física.

A peça verificada foi publicada pelo biólogo Tiago Rocha, que já teve conteúdos desmentidos por especialistas outras vezes (saiba mais abaixo). O Verifica entrou em contato com Rocha por email, mas não obteve retorno até a publicação desta verificação.

Saiba mais: o vídeo checado exagera os benefícios do colorau e do orégano ao afirmar que seriam os "temperos mais potentes do mundo" para prevenir o câncer. Segundo Vieira, muitos temperos e especiarias levam essa fama por terem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, reconhecidas por seus efeitos positivos na saúde. Mas não há comprovação científica de que a dieta rica nesses alimentos seja capaz de prevenir o câncer.

"A gente usa esses compostos a nosso favor. Quando prescrevemos um alimento funcional, um tempero ou uma erva, é por causa desses componentes (anti-inflamatórios). Porém, sozinhos eles não conseguem prevenir qualquer doença, principalmente o câncer", disse Gisele.

O autor do conteúdo verificado é o biólogo Tiago Rocha, que nas redes sociais também se apresenta como cientista e nutricionista. Conteúdos publicados por ele sobre saúde já foram checados diferentes vezes pelo Verifica (aqui, aqui, aqui e aqui).

Ao comentar sobre o colorau, Rocha diz que o tocotrienol e o tocoferol, compostos da vitamina E presentes no urucum - fruto que dá origem ao colorau - seriam os principais agentes anticâncer da planta, o que não é verdade. Conforme explicou Gisele, a vitamina E atua como antioxidante essencial ao bom funcionamento do sistema imunológico, mas não previne o câncer.

"A vitamina E, por si só, é um antioxidante. A gente precisa dela no corpo para o sistema imunológico funcionar, reconhecer células que estão diferentes e conseguir corrigir isso. Mas que ela vá, sozinha, prevenir o câncer? Não", comentou a nutricionista.

O orégano já teve seus benefícios exagerados em uma publicação checada pelo Verifica neste ano. O conteúdo enganoso, que atribuía à erva propriedades de proteção e até cura do câncer, também afirmava que o orégano seria o antibiótico natural mais eficaz do mundo e que preservaria a visão. As alegações foram desmentidas por especialistas ouvidos pela reportagem (aqui).

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade