PUBLICIDADE

Homem com trajes indígenas que aparece dançando em vídeo não é Flávio Dino

4 dez 2023 - 15h17
Compartilhar
Exibir comentários

Não é o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), o homem que aparece dançando vestido com trajes indígenas em vídeo que circula nas redes. Em nota, a assessoria da pasta negou que o homem seja o ministro. Por mais que Aos Fatos não tenha encontrado a identidade real da pessoa filmada, uma comparação entre o seu rosto e o de Dino atesta que não se trata do ministro.

O vídeo acompanhado da legenda enganosa acumulava mais de 50 mil visualizações no TikTok, além de centenas de curtidas no Instagram e compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (4). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Selo falso

Esse é o Flávio Dino, ministro comunista que vai entrar pro STF.
Vídeo em que homem dança ‘Conquista’, de Claudinho e Buchecha, com trajes indígenas circula com legenda que o identifica como Flávio Dino
Vídeo em que homem dança ‘Conquista’, de Claudinho e Buchecha, com trajes indígenas circula com legenda que o identifica como Flávio Dino
Foto: Aos Fatos

São mentirosas as publicações que afirmam que um homem que foi gravado dançando com trajes indígenas em uma festa seria Flávio Dino. Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria do ministério negou que a filmagem retrate o ministro.

Uma comparação entre características faciais do político e do dançarino também atesta que os dois são pessoas diferentes (veja abaixo):

  • Dino possui um queixo mais pronunciado;
  • O ministro também possui sobrancelhas mais volumosas, que fazem com que sua testa seja mais inclinada;
  • Por fim, o político tem o cabelo muito menos volumoso do que o outro homem.
Frames do vídeo são colocados lado a lado de fotos do ministro Flávio Dino; círculos em vermelho apontam para detalhes que diferenciam os dois homens
Frames do vídeo são colocados lado a lado de fotos do ministro Flávio Dino; círculos em vermelho apontam para detalhes que diferenciam os dois homens
Foto: Aos Fatos

Comparação. Características do rosto do homem do vídeo atestam que ele não é Flávio Dino (Reprodução/TikTok; Carolina Antunes)

Aos Fatos identificou que a primeira publicação foi feita pelo perfil Espírito Santo na Rede no Instagram no dia 25 de novembro. A página, que se autointitula de humor e entretenimento, postou a gravação com a legenda "1ª Festa do pescador de Baixo Guandu". Contatado, o administrador respondeu que apenas recebeu a filmagem de um seguidor e que não sabe a origem do vídeo, que seria "apenas um meme".

A reportagem não encontrou nenhum outro registro da festa citada pelas peças de desinformação. Uma comemoração com o mesmo nome ocorreu em Aracruz (ES) recentemente, mas também não contou com a presença de Dino: desde o final de novembro, quando o vídeo começou a circular nas redes, o ministro não esteve no Espírito Santo. Ele, na verdade, visitou o estado apenas em setembro, quando lançou o PAS (Plano de Ação na Segurança).

Referências:

1. Prefeitura de Aracruz

2. CGU

3. Governo do Espírito Santo

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade