Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que União Europeia tenha congelado bens e ativos de Alexandre de Moraes

O MINISTRO NÃO FIGURA EM LISTA DE SANCIONADOS PELA UNIÃO EUROPEIA ATÉ O MOMENTO; 16 PARLAMENTARES PEDIRAM PUNIÇÕES, MAS GRUPO É MINORITÁRIO NO PARLAMENTO EUROPEU

5 ago 2025 - 11h37
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que a "Europa" congelou bens do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após ele ser sancionado pelos Estado Unidos com a Lei Magnitsky.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A postagem confunde a Europa, um continente, com a União Europeia (UE), uma união econômica e política.

Não há registro de que o bloco europeu tenha aplicado sanções ou congelado bens de Moraes após as punições aplicadas a ele pelos Estados Unidos. Houve um pedido para que isso ocorra, mas os autores da proposta - 16 eurodeputados de ultradireita - são minoria, já que o parlamento é formado por 751 integrantes. Até a publicação desta checagem, Moraes não consta da lista de pessoas sancionadas.

Saiba mais: o governo de Donald Trump anunciou a inclusão do nome do ministro Alexandre de Moraes entre os sancionados pela Lei Magnitsky. Desde então, conteúdos têm se espalhado nas redes sociais listando supostos impactos da punição na vida pessoal do ministro. Ele já disse anteriormente que não possui contas ou bens nos Estados Unidos.

A lei é usada contra ditadores e terroristas e impede que a pessoa punida possa entrar nos EUA, assim como trava o acesso ao sistema financeiro do país. Isso impede que o alvo da sanção possa movimentar ativos em bancos norte-americanos, fazer transferências internacionais ou utilizar cartões de bandeiras americanas, como Visa e Mastercard, por exemplo.

É comum que as restrições financeiras da Lei Magnitsky atinjam bancos fora dos Estados Unidos por conta de uma precaução adotada por instituições bancárias, que também temem represálias. Mas não há indícios de que isso tenha ocorrido até o momento.

Também é possível fazer uma busca pelo nome na lista de indivíduos sancionados pelo sistema de sanções da União Europeia. Não há nenhum cidadão brasileiro chamado 'Alexandre' na lista:

O Verifica procurou o STF, mas não recebeu retorno até a publicação deste texto. O perfil responsável pela publicação viral no X não permite o envio de mensagens pela rede social. O espaço está aberto.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade