Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que Trump tenha acusado STF e Lula de darem golpe de Estado no Brasil

DUBLAGEM FALSA FOI ACRESCENTADA A VÍDEO DO PRESIDENTE AMERICANO GRAVADO EM 6 DE AGOSTO; POSTAGEM FAKE TEVE 1,7 MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES EM 20 HORAS

3 set 2025 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece dizer que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu um golpe de Estado no Brasil junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a cúpula das Forças Armadas.

Falsa dublagem foi acrescentada a vídeo de Donald Trump.
Falsa dublagem foi acrescentada a vídeo de Donald Trump.
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O conteúdo sobrepõe uma dublagem falsa a um vídeo gravado em 6 de agosto, quando Trump anunciou que a Apple vai investir 100 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Na ocasião, ele falou em inglês e não citou o STF, Lula ou as Forças Armadas brasileiras. Ferramentas que detectam a criação sintética de áudios apontaram que a dublagem provavelmente foi gerada por IA.

Não há registro de que Trump tenha feito as afirmações que constam no vídeo checado.

A postagem falsa foi publicada no dia em que foi anunciada uma coletiva de imprensa do americano na Casa Branca. Na entrevista, que pode ser assistida aqui, ele não citou o STF, Lula ou o Brasil.

O presidente americano informou a mudança da sede do Comando Espacial dos EUA de Colorado para a cidade de Huntsville, no Alabama.

O que é lei Magnitsky? Ela poderia ser aplicada contra Alexandre de Moraes? Entenda

Lei Magnitsky não impactou distribuição de processos entre ministros do STF, avaliam especialistas

Ele aproveitou para desmentir os rumores iniciados no final de semana de que estaria doente.

Também na coletiva, comunicou que forças americanas atacaram uma embarcação venezuelana no Mar do Caribe sob a acusação de transporte de drogas.

No mesmo dia, Trump defendeu as tarifas impostas a importações estrangeiras após decisão judicial as ter considerado ilegais.

O Brasil foi um dos países taxados. Os Estados Unidos têm pressionado o País em decorrência do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Neste contexto, os americanos também sancionaram o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF, por meio da Lei Magnitsky.

Esse conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade