É falso que Preta Gil tenha zombado de bolsa de colostomia de Bolsonaro
POSTAGEM AFIRMA QUE CANTORA TERIA RIDICULARIZADO CONDIÇÃO DO EX-PRESIDENTE, MAS NÃO HÁ REGISTRO DE QUE ISSO SEJA VERDADE; PROCURADO, AUTOR DO POST NÃO RESPONDEU
O que estão compartilhando: que a artista Preta Gil teria zombado da bolsa de colostomia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há nenhum registro de que Preta tenha zombado publicamente da bolsa de colostomia que Bolsonaro teve de usar após sofrer um ataque a faca em 2018. O Verifica fez buscas no Google, X (antigo Twitter) e Instagram e não encontrou nenhum comentário semelhante. O boato surgiu nas redes sociais após a morte da cantora, no último domingo, 20. Ela lutava contra um câncer colorretal e também tinha que usar uma bolsa de colostomia.
O vereador do PL que publicou a informação em seu perfil no Instagram foi procurado, mas não respondeu.
Saiba mais: O vereador de Guarulhos (SP) Kleber Ribeiro (PL) publicou uma postagem em que afirma que "(Preta Gil) zombou da bolsa de colostomia usada pelo presidente Jair Bolsonaro e veio a usar também (...) aqui fica o recado, não deseje o mal para o próximo pois as vezes a lei do retorno vem muito rápido".
Porém, não há nenhum registro de que Preta tenha feito qualquer comentário público sobre a condição do ex-presidente. O Verifica não encontrou nenhuma notícia confiável sobre o assunto ao pesquisar pelos termos "preta gil", "bolsonaro" e "colostomia" (aqui).
Também não há registros de que ela tenha publicado nada semelhante em sua conta no Instagram (aqui), ou no X (aqui). Nesta última rede social, há sim registros de críticas ao ex-presidente, mas nada em relação à saúde dele. Bolsonaro foi processado por Preta em 2011. Então deputado, ele atacou a artista em um programa de TV com comentários racistas.
A cantora de 50 anos lutava contra um câncer colorretal diagnosticado em janeiro de 2023. No mesmo ano, após uma cirurgia para retirada de um tumor, ela usou uma bolsa de ileostomia por três meses. No início deste ano ela anunciou que passaria a usar uma bolsa de colostomia definitiva. A artista estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento com medicação experimental.
Últimos momentos de Preta Gil: Cantora morreu em ambulância depois de tentar embarcar para o Brasil
Velório de Preta Gil será no Theatro Municipal, no Rio; família ainda resolve trâmites burocráticos