Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que governo tenha anunciado aumento de três vezes na aposentadoria

REAJUSTE SEGUE LEGISLAÇÃO E É FEITO ANUALMENTE; ÚLTIMO PASSOU A VALER EM JANEIRO DESTE ANO

3 out 2025 - 16h32
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão divulgando: vídeo que mostra a aposentadoria do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, aparentemente dizendo que vai haver aumento da aposentadoria em outubro.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi criado com inteligência artificial, o que é notificado pelo TikTok na própria publicação. O Ministério da Previdência Social informou ao Verifica que não haverá reajuste dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) neste mês.

Leitores solicitaram checagem deste conteúdo por meio do WhatsApp do Estadão Verifica, pelo número (11) 97683-7490.

Saiba mais: o vídeo foi criado por meio da técnica conhecida como deepfake, que utiliza a inteligência artificial para criar conteúdos sintéticos, como áudios e imagens. Essas mídias artificiais são geradas a partir de uma quantidade de arquivos reais de uma pessoa.

Nele, a jornalista parece noticiar que a aposentadoria terá aumento histórico em outubro, mas não há registro de que o Jornal Nacional tenha divulgado algo nesse sentido.

O conteúdo afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria afirmado que a medida honraria um compromisso antigo de "dar mais dignidade a quem construiu o País". Mas não há notícias de que Lula tenha dado essa declaração no contexto apresentado.

O TikTok, plataforma onde o conteúdo foi publicado, informa que o criador assinalou que o vídeo foi gerado por IA.

Mas não é apenas a mídia que é falsa. A alegação feita nela também não é verdadeira e mesmo assim o criador a compartilhou com as hashtags como #noticias e #jornal.

É falso que STF tenha julgamento para acabar com a aposentadoria 'para a vida toda'

Aposentadoria não é cancelada se idoso tiver dois imóveis, diferentemente do que diz vídeo

Reajuste acontece anualmente e tem previsão legal

O reajuste de aposentadoria é previsto na lei que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social (8.213/91). Conforme o texto, o valor é atualizado anualmente, na mesma data do reajuste do salário mínimo. Segundo o Ministério da Previdência Social, para quem recebe acima do mínimo, o reajuste considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado do ano anterior.

O último reajuste ocorreu em dezembro de 2024, quando houve aumento de 7,5% no salário mínimo. Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebiam o mínimo tiveram o mesmo reajuste. Já o vencimento daqueles que ganhavam mais foram corrigidos em ficou em 4,84%, relacionado ao INPC acumulado de 12 meses até novembro do ano passado. A mudança começou a valer em janeiro deste ano.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade