Charlie Kirk: saiba quem é Ricardo Barbosa, o neurocirurgião que comemorou a morte do ativista
O médico neurocirurgião Ricardo Barbosa, elogiou nas redes sociais, o atirador responsável pela morte do ativista conservador Charlie Kirk.
O médico neurocirurgião Ricardo Barbosa, elogiou nas redes sociais, o atirador responsável pela morte do ativista conservador Charlie Kirk, baleado na última quarta-feira, 10 de setembro.
"Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical", escreveu.
Esse e outros comentários de militantes de esquerda criou um movimento na direita para identificar e expor quem se posicionasse de maneira semelhante.
A declaração gerou forte indignação e foi exposta pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Além dele, o vereador Thiago Medina, também do PL, solicitou ao Conselho Regional de Medicina a cassação do registro profissional de Ricardo Barbosa.
Ricardo é médico neurocirurgião e atua em hospitais de Recife, mas foi desligado do Recife Day Clinic, instituição em que atendia, após a polêmica vir a público.
De acordo com o comunicado, as opiniões expressas pelo profissional em suas redes sociais foram de caráter "estritamente pessoal" e não representam, em nenhuma circunstância, os valores da clínica.
A instituição reforçou que tem como compromisso fundamental a ética médica, o respeito à vida, à diversidade de opiniões e ao acolhimento humano.
"O profissional em questão foi banido definitivamente de suas atividades no Recife Day Clinic", informou a nota.
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou que recebeu uma denúncia contra o profissional, após ampla repercussão nas redes sociais por essas declarações.
Em nota, o órgão destacou que seguirá o rito processual previsto pelo Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM nº 2.306/2022. A autarquia ressaltou ainda que todas as sindicâncias tramitam sob sigilo processual, para garantir a lisura e a efetividade da investigação.
Nota do Cremepe
Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que recebeu uma denúncia, motivada por ampla repercussão nas redes sociais, envolvendo a conduta de um médico inscrito neste Conselho.
O Cremepe esclarece que será seguido o rito processual previsto para a devida apuração do caso e que todas as sindicâncias instauradas pela autarquia tramitam sob sigilo processual, a fim de preservar a lisura e a efetividade da investigação. Os procedimentos seguem as diretrizes do Código de Processo Etico-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM n° 2.306/2022.