Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Catar anuncia início de negociações entre Irã e Estados Unidos na Suíça

21 jun 2026 - 07h55
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Negociadores dos Estados Unidos e do Irã tentarão, ao longo de 60 dias, acertar detalhes de um acordo de paz definitivo, incluindo o controverso programa nuclear iraniano.O Catar anunciou o início, neste domingo (21/06), das negociações entre Irã e Estados Unidos, com a presença dos mediadores cataris e paquistaneses, em Bürgenstock, na Suíça, para abordar a aplicação do memorando de 14 pontos assinado na quarta-feira passada com o objetivo de pôr fim à guerra.

Vance e o premiê do Paquistão, Shehbaz Sharif, em Bürgenstock
Vance e o premiê do Paquistão, Shehbaz Sharif, em Bürgenstock
Foto: DW / Deutsche Welle

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, chegou horas antes neste domingo à Suíça para as negociações com os líderes do Irã para alcançar um fim duradouro da guerra entre os dois países.

O acordo preliminar de paz, ou memorando de entendimento, foi assinado na quarta-feira passada, e agora os negociadores de Estados Unidos e Irã vão tentar, ao longo de 60 dias, acertar os detalhes para um acordo de paz definitivo, o que inclui o controverso programa nuclear iraniano.

Os primeiros dias de vigência do acordo preliminar foram marcados pela sua violação, com o prosseguimento dos combates entre Israel e o grupo pró-iraniano Hezbollah, no Líbano.

Em seguida, as Forças Armadas iranianas anunciaram que haviam fechado o Estreito de Ormuz, uma via de navegação vital, por onde transita em condições normais um quinto do petróleo e do gás natural comercializados a nível mundial. O Comando Central dos Estados Unidos contestou essa alegação.

Neste domingo, o Irã alertou que não iniciará negociações sobre um acordo mais amplo com os Estados Unidos se a guerra no Líbano não chegar ao fim.

Já o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que os soldados israelenses têm liberdade para agir sem restrições para eliminar ameaças no Líbano e que as tropas permanecem posicionadas dentro do país, no que Israel denomina zona de segurança.

Conversas em nível técnico

Vance deveria ter chegado já na sexta-feira ao local das negociações na Suíça, o pitoresco resort de Bürgenstock, nas margens do Lago de Lucerna, mas a partida dos Estados Unidos foi adiada devido a "problemas logísticos".

Vance partiu dos Estados Unidos logo após a televisão estatal iraniana ter anunciado que os negociadores do Irã haviam chegado à Suíça na noite de sábado. Entre eles estão o negociador-chefe e presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Qalibaf, e o ministro do Exterior, Abbas Araghchi, bem como responsáveis do banco central e do setor petrolífero.

O vice-presidente dos EUA une-se ao enviado especial Steve Witkoff e a Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump, que já se encontram no local, para começar a analisar os pormenores técnicos, que deverão começar pelo programa nuclear.

As negociações contarão também com a presença do primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, e do chefe das Forças Armadas do Paquistão, Asim Munir, bem como de mediadores do Catar.

Neste sábado, o governo do Paquistão confirmou que as conversas em nível técnico para negociar o acordo-quadro de paz entre os Estados Unidos e Irã começarão neste domingo.

as (Lusa, Efe, AFP, Reuters)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra