Carregador é passado? China investe em carros elétricos com bateria substituível
Os carros elétricos estão se tornando cada vez mais populares ao redor do mundo e, principalmente, alguns modelos fabricados por marcas chinesas conquistaram o coração dos consumidores. No entanto, ainda existem dois fatores de preocupação: a autonomia por carga e o receio de ficar sem energia, além do tempo de recarga.
A evolução da tecnologia permite que as baterias desses veículos ofereçam maior densidade de energia em um volume menor; essa relação se traduz em autonomia, podendo ultrapassar 600 km com facilidade. É importante notar que esses modelos são, em sua maioria, encontrados em carros topo de linha.
Ainda que existam carregadores rápidos com uma média de 20 a 80% em 10 minutos, eles não estão disponíveis em todos os lugares, assim como nem todos os modelos toleram essa velocidade de carregamento devido às arquiteturas de menor alcance. O mercado chinês, no entanto, parece ter encontrado uma solução.
Como funciona a troca de baterias?
Em vez de estações de carregamento para carros elétricos, um novo serviço tem tomado as ruas chinesas: a troca de baterias. A novidade permite que donos de veículos eletrizados substituam baterias descarregadas por baterias totalmente carregadas em minutos, descartando a necessidade de esperar a recarga.
Considerada como um dos maiores mercados de veículos elétricos do mundo, a China também se posicionou como líder de desenvolvimento e implementação da tecnologia de troca de baterias. O objetivo do país é ultrapassar 16 mil estações de troca de baterias até 2025 e continuar seu rápido crescimento.
O apelo pelo serviço reside na capacidade de superar as desvantagens dos métodos tradicionais de carregamento, como conectar um terminal à porta do carro ou ao longo tempo de espera para a recarga completa, que pode levar de 30 minutos a várias horas, enquanto a troca de baterias pode ser concluída em menos de cinco minutos.
Além disso, uma característica fundamental da troca de baterias é a separação de componentes internos no veículo. O fácil acesso à bateria permite que motoristas comprem veículos elétricos sem arcar com o custo total da peça, que costuma ser um dos itens mais caros.
A ação também incentiva a padronização e a manutenção das baterias, garantindo que as utilizadas estejam em boas condições e atualizadas. Todos os conjuntos usados para troca são armazenados e carregados uniformemente em um local central antes de serem transportados para diversas estações regionais de troca de baterias para veículos elétricos, onde são substituídas.