Capital gaúcha é pioneira na América Latina ao adotar mistura de asfalto morno e Hima em trecho da avenida Nonoai
A aplicação desta tecnologia foi coordenada pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da SMSUrb.
No dia 1º de abril, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) realizaram a aplicação de uma nova tecnologia de pavimentação em um trecho de faixa de ônibus na avenida Nonoai, bairro Teresópolis, em Porto Alegre. Trata-se da combinação inovadora de aditivo para asfalto morno com o asfalto altamente modificado, conhecido como Hima (Highly Modified Asphalt), tornando a capital gaúcha a primeira cidade da América Latina a adotar esse método.
O asfalto Hima é uma novidade tecnológica que promete melhor desempenho e maior durabilidade em comparação com as misturas asfálticas convencionais. Ele incorpora polímeros modificados em proporções superiores aos asfaltos já utilizados em vias com alto tráfego em Porto Alegre. Por sua vez, o asfalto morno é aplicado em temperaturas mais baixas, resultando em menor emissão de CO2 e fumaça, além de permitir uma liberação mais rápida do trânsito.
Em 2021, Porto Alegre já havia se destacado ao se tornar a primeira capital do país a adotar o asfalto morno. Agora, a combinação do Hima com o morno não apenas reforça o compromisso com a sustentabilidade, mas também amplia as possibilidades de uso em locais com tráfego intenso de veículos pesados, como faixas exclusivas e corredores de ônibus. A aplicação desta tecnologia foi coordenada pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da SMSUrb.
Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.