PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Caixa libera saque do FGTS para afetados por enchentes no RS

Medida visa auxiliar moradores atingidos por temporais que assolam o estado

4 mai 2024 - 11h57
Compartilhar
Exibir comentários

A Caixa Econômica Federal anunciou na tarde desta sexta-feira (3) a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores afetados pelas enchentes que devastam o Rio Grande do Sul desde a madrugada da última segunda-feira. A retirada do dinheiro poderá ser feita através do aplicativo FGTS.

Foto: Divulgação Polícia Civil / Porto Alegre 24 horas

O saque estará disponível para os residentes de municípios que tenham decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo governo federal. Cada prefeitura fornecerá à Caixa a declaração das áreas afetadas pelo evento climático extremo, possibilitando que o dinheiro seja liberado para as pessoas que vivem nessas localidades. Assim que os recursos estiverem disponíveis, os trabalhadores poderão efetuar o saque pelo aplicativo FGTS.

O Saque Calamidade é uma medida excepcional, regulamentada pelo Decreto 5.113/2004, destinada a casos como as enchentes que afetaram centenas de municípios gaúchos. Além disso, a Caixa anunciou a possibilidade de suspensão por três meses do pagamento de contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação do cliente ao banco. Também é viável incorporar prestações em atraso ao saldo devedor dos clientes inadimplentes.

Até o momento, os temporais no Rio Grande do Sul já causaram pelo menos 37 mortes e deixaram 74 pessoas desaparecidas. As chuvas provocaram estragos em aproximadamente um terço dos municípios gaúchos, resultando em centenas de ilhados e milhares de desabrigados e desalojados. Em Santa Maria, mais de mil pessoas estão desalojadas e foram registradas duas mortes até a tarde de quinta-feira (3).

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade