Usado pela CIA, como é o avião da Força Aérea dos EUA que pousou no Brasil
Boeing C-32B é utilizado para missões oficiais e pode transportar presidente, vice e líderes militares
Um Boeing C-32B da Força Aérea dos EUA, usado em missões oficiais e transporte de líderes, pousou em Porto Alegre, gerando mistério por sua ausência nos registros oficiais.
Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos pousou em Porto Alegre, no fim da tarde desta terça-feira, 19, e depois foi para o Aeroporto de Guarulhos (SP). Com a numeração 00-9001 no corpo da aeronave, o Boeing C-32B não é registrado nos portais oficiais da organização militar norte-americana e virou um grande mistério para internautas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Não há informações oficiais do governo dos EUA sobre uma eventual missão internacional em terras brasileiras, mas o modelo é usado pelo presidente, vice-presidente, membros da diplomacia nacional e líderes de alas militares do país, como do setor de inteligência, a CIA.
De acordo com uma apuração do Estadão, a aeronave foi utilizada nesta semana para transportar diplomatas norte-americanos de Nova York até o Brasil.
Internamente, ele tem uma cabine de passageiros dividida em quatro seções:
- A área dianteira conta com um centro de comunicações, cozinha, banheiro e dez assentos de classe executiva.
- A segunda seção é uma cabine totalmente fechada para uso do passageiro principal. Inclui vestiário, lavabo privativo, sistema de entretenimento separado, dois assentos giratórios de primeira classe e um sofá-cama com capacidade para três pessoas e que se desdobra em cama.
- A terceira seção contém as instalações para conferências e para funcionários, com oito assentos na classe executiva.
- A seção traseira da cabine contém assentos gerais com 32 assentos de classe executiva, uma cozinha, dois banheiros e armários.
Ele é um gigante nos céus e possui 47 metros de comprimento e 38 metros de envergadura, além de 11 metros de altura. Ao todo, até 45 passageiros podem ser transportados por vez pelo Boeing C-32B, além de outros 16 tripulantes.
De acordo com os registros norte-americanos, existem quatro desses modelos em atividade nos dias de hoje, três deles possuem registros em foto, exceto o 00-9001, que tocou o solo brasileiro. Eles estão em circulação desde os anos 90.