Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Usado pela CIA, como é o avião da Força Aérea dos EUA que pousou no Brasil

Boeing C-32B é utilizado para missões oficiais e pode transportar presidente, vice e líderes militares

20 ago 2025 - 13h28
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um Boeing C-32B da Força Aérea dos EUA, usado em missões oficiais e transporte de líderes, pousou em Porto Alegre, gerando mistério por sua ausência nos registros oficiais.
Imagem ilustrativa de Boeing C-32
Imagem ilustrativa de Boeing C-32
Foto: Staff Sgt. James Richardson / Divulgação

Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos pousou em Porto Alegre, no fim da tarde desta terça-feira, 19, e depois foi para o Aeroporto de Guarulhos (SP). Com a numeração 00-9001 no corpo da aeronave, o Boeing C-32B não é registrado nos portais oficiais da organização militar norte-americana e virou um grande mistério para internautas.

Não há informações oficiais do governo dos EUA sobre uma eventual missão internacional em terras brasileiras, mas o modelo é usado pelo presidente, vice-presidente, membros da diplomacia nacional e líderes de alas militares do país, como do setor de inteligência, a CIA.

De acordo com uma apuração do Estadão, a aeronave foi utilizada nesta semana para transportar diplomatas norte-americanos de Nova York até o Brasil.

Internamente, ele tem uma cabine de passageiros dividida em quatro seções: 

  • A área dianteira conta com um centro de comunicações, cozinha, banheiro e dez assentos de classe executiva.
  • A segunda seção é uma cabine totalmente fechada para uso do passageiro principal. Inclui vestiário, lavabo privativo, sistema de entretenimento separado, dois assentos giratórios de primeira classe e um sofá-cama com capacidade para três pessoas e que se desdobra em cama.
  • A terceira seção contém as instalações para conferências e para funcionários, com oito assentos na classe executiva.
  • A seção traseira da cabine contém assentos gerais com 32 assentos de classe executiva, uma cozinha, dois banheiros e armários.
Imagem ilustrativa de Boeing C-32
Imagem ilustrativa de Boeing C-32
Foto: Airman 1st Class Isabelle Churchill / Divulgação

Ele é um gigante nos céus e possui 47 metros de comprimento e 38 metros de envergadura, além de 11 metros de altura. Ao todo, até 45 passageiros podem ser transportados por vez pelo Boeing C-32B, além de outros 16 tripulantes. 

De acordo com os registros norte-americanos, existem quatro desses modelos em atividade nos dias de hoje, três deles possuem registros em foto, exceto o 00-9001, que tocou o solo brasileiro. Eles estão em circulação desde os anos 90.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade