Prefeitura anuncia mudanças no trânsito do centro do Rio
Alterações começam no próximo sábado, com interdição de pista da avenida Rodrigues Alves
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), anunciou nesta terça-feira intervenções que vão alterar o trânsito na região central da cidade. As mudanças começam neste sábado com a interdição da pista sentido centro da avenida Rodrigues Alves, e continuam no dia 23. Trata-se do aumento do canteiro de obras da construção da Via Expressa, que vai substituir o Elevado da Perimetral e ligar a zona portuária até o aeroporto Santos Dumont.
O tráfego de carros da pista que costeia os prédios da avenida Rodrigues Alves no sentido Praça Mauá passará para a pista beira-mar. A via perderá uma faixa e terá duas em cada sentido até a inauguração da Via Expressa, em 2016. Segundo a prefeitura, a avenida tem tráfego de cerca de 1.700 veículos por hora durante os horários de pico em cada sentido.
"Começamos pelo sábado seguindo a estratégia que já deu certo nas outras intervenções. Isso dá tempo de fazer ajustes até a segunda-feira. É muito importante que o motorista esteja atento às alternativas. A primeira semana é de adaptação e na segunda, as coisas começam a fluir melhor”, afirmou o secretário municipal de transportes Carlos Osório, que informou que 90 agentes de trânsito irão trabalhar no local, além dos 12 painéis luminosos e de 33 câmeras de monitoramento.
Paes garantiu que o trânsito não deve ficar pior. "Na prática, não haverá muita alteração nesta intervenção. Essas mudanças vão pipocar inevitavelmente até 2016. Sempre disseram que seria o caos, mas não foi. Óbvio que vai haver transtorno, incomodação, mas teremos uma melhora da região no futuro", disse o prefeito.
No dia 23, a prefeitura vai interditar a rampa de acesso da Perimetral pela avenida Presidente Alves em sentido à zona sul. No mesmo dia, também será fechada a rua Visconde de Itaboraí no trecho entre a Presidente Vargas e a rua Visconde de Inhaúma. A nova Via Expressa é um projeto polêmico do prefeito Eduardo Paes.
Ela passará pelo chamado Porto Maravilha, nome dado às obras de revitalização da zona portuária da cidade. A via, parte em túnel, parte em superfície, terá três pistas em cada sentido e pouco mais de 5 quilômetros de extensão - a parte subterrânea tem 2.579 metros. O túnel permitirá a construção de um boulevard de 44 mil metros quadrados entre a Praça Mauá e o armazém 8 do porto, por onde passarão apenas veículos leves sobre trilhos (VLT), pedestres e bicicletas.