RJ: helicóptero a serviço da Petrobras faz pouso no mar a 100 km da costa
Um helicóptero cargueiro da empresa Líder Aviação, que presta serviço à Petrobras, fez um pouso de emergência no mar na manhã desta quarta-feira, na Bacia de Campos, norte do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Petrobras, o helicóptero modelo BELL 412, cargueiro, prefixo PT-HUW., teve de fazer um pouso "controlado" no mar, a cerca de 100 quilômetros da costa.
A Petrobras diz que os três tripulantes foram resgatados e levados para a plataforma P-7, passam bem e aguardam uma nova aeronave para sair da plataforma. O helicóptero permanece na superfície do mar, por meio do seu sistema de flutuadores.
O cargueiro decolou do plataforma FPSO Cidade do Rio de Janeiro (que produz, estoca e escoa petróleo e gás natural), com destino à plataforma P-7, localizada no campo de Bicudo, quando houve a necessidade do pouso de emergência. A Petrobras informou o acidente à Agência Nacional do Petróleo (ANP), à Marinha e à Aeronáutica. A empresa vai investigar as causas do acidente.
Um representante do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF) participará da comissão que irá apurar as causas do acidente. Em nota à imprensa, a Líder Aviação esclareceu que o pouso no mar ocorreu às 10h40. De acordo com a nota, dois tripulantes e um auxiliar de apoio operacional estavam a bordo da aeronave, que fez o pouso controlado na água, acionando intencionalmente os flutuadores, conforme procedimento padrão previsto em manual.
A empresa informou ainda que já está sendo providenciada a retirada da aeronave e da carga geral. Segundo a Líder, todos os procedimentos de segurança, manutenção e treinamento encontram-se em dia e foram usados adequadamente.