PUBLICIDADE

Restos mortais de Jango chegam a Brasília, onde serão periciados

14 nov 2013 - 11h38
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Peritos antes do início dos trabalhos de exumação do corpo do ex-presidente João Goulart no cemitério Jardim da Paz em São Borja (RS) nesta quarta-feira
Peritos antes do início dos trabalhos de exumação do corpo do ex-presidente João Goulart no cemitério Jardim da Paz em São Borja (RS) nesta quarta-feira
Foto: Itamar Aguiar / Futura Press

Chegaram a Brasília no fim da manhã desta quinta-feira os restos mortais do ex-presidente João Goulart, que foi deposto do cargo em um golpe de Estado em 1964, quando foi instalado um regime militar no País. O material passará por análise pericial para apurar a suspeita de assassinato por envenenamento.

A chegada da urna com os restos mortais contou com uma cerimônia fúnebre com honras militares e todo o cerimonial voltado a chefes de Estado. O corpo foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva. Fernando Henrique Cardoso se ausentou por estar passando por um tratamento contra diverticulite.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/presidentes/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/presidentes/">Presidentes da República</a>

Os restos mortais de Jango, como era conhecido o ex-presidente, foram exumados na última quarta-feira na cidade de São Borja (RS). Após a cerimônia, eles serão enviados ao Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, que buscará vestígios de envenenamento. Os restos mortais do ex-presidente retornam à cidade gaúcha no dia 6 de dezembro, data de sua morte.

A apuração é um pedido da Comissão Nacional da Verdade, colegiado incumbido de investigar violações de crimes contra direitos humanos entre 1946 a 1988, período que compreende a ditadura militar (1964-1985).  Existe uma suspeita de que João Goulart teria sido assassinado por envenenamento em 1976, quando estava exilado na Argentina.

A ação poderia ter sido executada por agentes uruguaios no âmbito da Operação Condor, uma aliança entre os regimes militares sul-americanos, a pedido do governo brasileiro.

A solenidade de recepção aos restos mortais de Jango conta com salva de 21 tiros de canhão, execução do Hino Nacional e da marcha fúnebre. O corpo foi transportado em aeronave da Força Aérea Brasileira. A cerimônia é reservada a um grupo de 150 convidados e acontece na Base Aérea de Brasília.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/50-anos-da-renuncia-janio/" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/50-anos-da-renuncia-janio/">50 anos da renúncia de Jânio e da Legalidade</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade