PUBLICIDADE

Restos mortais de Jango são levados para Brasília nesta quinta

14 nov 2013 - 08h54
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou na manhã desta quinta-feira o traslado dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, sepultado em São Borja, no Rio Grande do Sul. De acordo com o comando da Base Aérea de Brasília, o voo, que estava programado para às 6h, decolou apenas às 7h40.

A previsão é de que o avião chegue até a capital federal às 11h30, quando terá início uma solenidade com a presença da presidente Dilma Rousseff. Os restos mortais serão recebidos com honras de chefe de Estado. São esperados para a cerimônia, também, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello e José Sarney. Fernando Henrique Cardoso alegou problemas de saúde e não deverá comparecer.

Exumação dura 18 horas

A exumação do corpo do ex-presidente João Goulart, realizada na cidade de São Borja nesta quarta-feira, terminou após quase 18 horas. O procedimento teve início por volta de 7h50 e só acabou perto das 2h da madrugada desta quinta-feira.

Às 2h23 desta quinta, a urna com os restos mortais do ex-presidente, coberta pelas bandeiras do Brasil e de São Borja, deixou o cemitério Jardim da Paz.  Logo após o fim da exumação e da colocação da urna no caminhão para o início do traslado, os familiares de João Goulart se abraçaram em frente ao cemitério.

No dia 5 de dezembro, o corpo de Jango voltará ao Rio Grande do Sul, onde será recebido no Palácio Piratini pelo governador Tarso Genro. No dia seguinte, data que marca os 37 anos da morte do ex-presidente, será levado de volta a São Borja.

A exumação servirá para apurar a suspeita de que o ex-presidente tenha sido morto por envenenamento, durante exílio na Argentina em 1976, o que contraria a versão oficial de que ele foi vítima de um ataque cardíaco. Christopher Goulart, neto e advogado da família, diz que não há dúvidas de que o avô foi assassinado durante a ditadura. A exumação do corpo de um ex-presidente é um fato inédito no Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade