Reprovação a gestão de Bolsonaro em pandemia bate recorde
54% das pessoas consideram seu desempenho ruim ou péssimo
A reprovação da gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus bateu recorde, segundo pesquisa divulgada na noite de terça-feira (16) pelo Datafolha.
De acordo com levantamento realizado nos dias 15 e 16 de março, 54% das pessoas consideram seu trabalho contra a Covid-19 ruim ou péssimo, crescimento de seis pontos percentuais em relação à última sondagem, em janeiro.
O recorde anterior era de 50%, registrado no fim de maio. Além disso, o índice daqueles que consideram ótima ou boa a gestão do presidente na pandemia caiu de 26% para 22%. Outros 24% consideram o trabalho de Bolsonaro na crise sanitária regular, contra 25% da última pesquisa.
O Datafolha ainda aponta que 43% consideram o presidente como o principal culpado pelo estágio atual da pandemia, enquanto 17% responsabilizam governadores; 9%, prefeitos; 6%, a população; 5%, todos; e 11%, nenhum.
Aprovação
Segundo a pesquisa, o índice de reprovação ao governo Bolsonaro subiu de 40% para 44%, enquanto o percentual daqueles que consideram sua gestão ótima ou boa passou de 31% para 30%.
Outros 24% consideram o governo regular, dois pontos a menos que em janeiro. O Datafolha entrevistou 2.023 pessoas por telefone, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.