Praias do Rio de Janeiro voltam a ter guarda-sóis coloridos
As praias do Rio ganharão novas cores e estampas com um novo modelo de guarda-sol anunciado nesta terça-feira pela prefeitura para substituir as vermelhas utilizadas nos últimos anos.
As barracas serão distribuídas aos barraqueiros das praias cariocas a partir do dia 10 de dezembro, a duas semanas do início do verão, quando as temperaturas chegam a 40°C.
A estilista brasileira Leila Fittipaldi é a autora das oito estampas, que usam a paleta de cores da paisagem da praia, do amarelo da areia ao azul do mar, passando pelos tons alaranjados do pôr-do-sol do Arpoador.
As padronagens das barracas vão substituir o vermelho liso de antes por folhas de palmeiras, figuras geométricas e ondas, segundo as imagens divulgadas pela Secretaria Especial de Ordem Pública.
O vermelho era a cor oficial das barracas de aluguel desde 2010, quando a Prefeitura decidiu estabelecer um patrão para todas as praias dentro da campanha Choque de Ordem.
A decisão de acabar com a cor única partiu do prefeito Eduardo Paes, que também foi o principal responsável pelo Choque de Ordem.
Antes da operação de 2010, os barraqueiros tinham liberdade para usar guarda-sóis da cor que quisessem e muitos deles optavam por modelos com propaganda fornecidos por marcas de cerveja. EFE
mp/tr
(foto)