PUBLICIDADE

Política

Renan vai ressarcir cofres públicos por usar avião da FAB

5 jul 2013 - 13h13
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, falou sobre o uso de jatinho da FAB</p>
Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, falou sobre o uso de jatinho da FAB
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta sexta-feira que vai ressarcir os cofres públicos por ter usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir de Maceió (AL) a Porto Seguro (BA) em junho. Na ocasião, ele participou do casamento da filha mais velha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), em Trancoso, na Bahia. A assessoria de Renan vai divulgar uma nota ainda hoje com mais informações.

Segundo Renan, o Conselho de Transparência do Senado vai se reunir para definir “o que pode e o que não pode” na requisição de aviões da FAB para uso dos chefes do poder. Nesta quinta, Renan defendeu o uso do avião da FAB e disse que não iria pagar pelo voo, que fez com sua esposa, e se comparou à presidente Dilma Roussef, que usa esse meio de transporte para viagens fora do exercício presidencial.

"O avião da FAB usado para o presidente do Senado é de representação. Utilizei o avião como tenho usado sempre, na representação como presidente do Senado. Quem está obrigado a ir a serviço é o ministro de Estado. Os presidentes do Senado, da República e do Supremo Tribunal têm transporte de representação porque eles são chefes de Poder", justificou.

Veja na íntegra a nota oficial publicada pelo senador:

"O Senado Federal, sensível à nova agenda e aos novos tempos, vem implementando cortes substanciais de seus custos, eliminando redundâncias e ampliando a transparência e o controle social.

Até aqui, para o biênio 2013/2014, foram economizados mais de R$ 300 milhões com a eliminação de redundâncias, revisão e extinção de contratos, redução de 25% dos cargos comissionados e enxugamento das estruturas internas da Casa.

Paralelamente, a nova direção do Senado Federal ampliou a transparência disponibilizando todas as informações relativas a gastos, contratos e despesas da Instituição. Só não estão disponíveis as informações protegidas pela própria lei.

O Senado Federal é o único a contar com um Conselho de Transparência com representantes da sociedade civil que não deixam dúvidas quanto aos propósitos da Casa de ser referência em controle social.

Desta forma, o senador Renan Calheiros está formalizando consulta ao referido conselho para que se manifeste sobre o uso da aeronave para cargos de representação.

Antecipadamente, o senador está recolhendo aos cofres públicos os valores – R$ 32 mil - relativos ao uso da aeronave em 15 de junho entre as cidades de Maceió, Porto Seguro e Brasília, objeto de dúvidas levantadas pelo noticiário.

O Senado Federal reitera seu compromisso de esgotar a pauta de votações elaborada consensualmente entre todos os líderes e que vão ao encontro das demandas da sociedade.

Foram votados, em menos de 10 dias, as novas destinações do FPE, endurecidas as punições para crimes de corrupção, ficha limpa para servidores públicos, a lei do simples para advocacia, royalties para educação e saúde, a responsabilização de empresas envolvidas em corrupção e o fim do voto secreto para julgamento de senadores e deputados.

Estamos realizando sessões de votação também às segundas e sextas-feiras de forma a conferir agilidade e objetividade aos anseios expostos pela sociedade.

Nos próximos dias, estaremos votando a lei do passe livre, a extinção foro privilegiado para deputados e senadores, a eliminação da aposentadoria como pena disciplinar de magistrados e promotores condenados por corrupção ou crime, a diminuição da exigência para apresentação de leis de iniciativa popular, recursos para saúde e educação, a carreira de médico que serão contratados e o combate à tortura.

São ações e práticas que a sociedade cobra e espera do Congresso Nacional. Elas não serão, no mérito ou na agilidade, embaçadas ou prejudicadas por quaisquer diversionismos políticos."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade