Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Quem é Lenir de Assis, petista que assume vaga de Gleisi Hoffmann na Câmara

Vereadora de Londrina há quatro mandatos assume vaga de Gleisi Hoffmann nesta terça e promete projetos ligados a movimentos sociais e agricultura familiar

11 mar 2025 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) assumiu nesta segunda-feira, 10, a Secretaria de Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pasta é responsável pela articulação do Executivo com o Congresso.

Com a posse, Gleisi licenciou-se de seu mandato na Câmara e abriu espaço para que Lenir de Assis (PT), primeira suplente, assumisse a vaga. Eleita vereadora de Londrina quatro vezes, ela, agora, dá início ao mandato em Brasília nesta terça-feira, 11.

Lenir Assis assumirá vaga na Câmara do PT do Paraná durante período de licença de Gleisi Hoffmann, nova secretária de Relações Institucionais do governo Lula
Lenir Assis assumirá vaga na Câmara do PT do Paraná durante período de licença de Gleisi Hoffmann, nova secretária de Relações Institucionais do governo Lula
Foto: Estadão

Lenir, de 55 anos, é socióloga e vereadora de Londrina, no interior do Paraná, desde 2009, acumulando quatro mandatos consecutivos na Câmara local. É filiada ao PT desde 2001. É mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). O principal tema de pesquisa acadêmica foi o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Ao Estadão, Lenir prometeu apresentar, na Câmara, projetos ligados a movimentos sociais e agricultura familiar, além de apoio à população com transtornos do espectro autista. A parlamentar também diz que cobrará a construção do Contorno Leste de Londrina, uma rodovia para escoar o tráfego entre as rodovias estadual e federal mais próximas da cidade paranaense.

Lenir se candidatou a deputada estadual em 2014 e a deputada federal em 2022. Nas ocasiões, ficou como suplente. Nas redes sociais, ela afirmou ser "uma honra" assumir a vaga de Gleisi, parabenizando a aliada pela nomeação no ministério de Lula.

Gleisi Hoffmann é a sucessora de Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais. Padilha assumiu o Ministério da Saúde. Ela esteve na presidência do PT de julho de 2017 e até o último dia 7. O senador Humberto Costa (PE) assumiu o comando da legenda interinamente até julho, quando será realizada uma eleição interna.

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade