PT convoca apoiadores para ato contra Bolsonaro, mas governo Lula não embarca em manifestação
Cúpula do governo federal teme que manifestação deste sábado, 23, que também vai relembrar os 60 anos da ditadura militar, possa impactar relação do Planalto com as Forças Armadas
BRASÍLIA - O Partido dos Trabalhadores (PT) convocou apoiadores da sigla para participar dos atos de rua que vão pedir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e relembrar os 60 anos da ditadura militar neste sábado, 23. As manifestações não terão a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos seus ministros, receosos de que a presença em uma manifestação com esse teor piore a relação do Palácio do Planalto com as Forças Armadas.
Na convocação oficial, o líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG), afirmou que os atos deste sábado vão unir "movimentos sociais e trabalhadores do campo e da cidade" para pedir a prisão dos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. "Vamos reagir e exigir a punição daqueles e daquelas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito", disse o parlamentar.
As manifestações são organizadas pelos movimentos de esquerda Frente Povo Sem Medo (FPSM) e Frente Brasil Popular, que reúnem entidades de esquerda e são ligados ao PT e outros partidos da base de Lula como o PSOL e o PCdoB.
Ao Estadão, lideranças de movimentos sociais que vão participar dos atos criticaram a decisão do governo de não participar do evento. Segundo os representantes das entidades, a ausência de Lula pode prejudicar a mobilização dos apoiadores.
"É inegável que a presença de Lula em qualquer ato aumenta a capacidade de mobilização, mas, na nossa avaliação, a convocatória dos atos de amanhã (sábado) já mostrou força", disse Rud Rafael, coordenador-geral do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Veja os locais dos atos da esquerda contra Bolsonaro
- Barcelona (Espanha) - Calle Rocafort, 242 - 14h (horário local)
- Belém (PA) - Escadinha do Cais - 9h
- Belo Horizone (MG) - Praça Afonso Arinos - 9h
- Boa Vista (RR) - Praça Germano Sampaio - 17h
- Brasília (DF) - Praça Zumbi dos Palmares - 16h
- Campo Grande (MS) - Praça do Rádio - 9h
- Curitiba (PR) - Praça Santos Andrade até a Praça Boca Maldita - 9h
- Fortaleza (CE) - Praça do Ferreira - 8h30
- João Pessoa (PB) - Praça da Lagoa - 15h
- Lisboa (Portugal) - Praça Luís de Camões - 10h30 (horário local)
- Maceió (AL) - Calçadão do Comércio - 9h
- Osasco - Osasco Plaza Shopping - 13h
- São Paulo - Largo do São Francisco - 15h
- Porto Alegre (RS) - Largo Glênio Peres - 15h
- Porto Velho (RO) - Praça Marechal Rondon - 17h30
- Salvador (BA) - Largo do Pelourinho - 15h
- Recife (PE) - Praça do Derby - 10h
- São Luís (MA) - Solar Maria Firmina - 9h30
- Vitória (ES) - Praça Vermelha - 9h