PUBLICIDADE

Política

PSDB acelera expulsão de indicado a líder pelo Centrão

Executiva do partido encaminha a conselho processo contra Celso Sabino, aliado de Aécio, e reavalia presença de tucano em vice liderança

17 ago 2020 - 05h11
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A executiva nacional do PSDB vai encaminhar nesta segunda-feira, 17, o pedido de expulsão do deputado Celso Sabino (PA) ao conselho de ética do partido, por ter sido indicado por líderes do Centrão ao cargo de líder da Maioria na Câmara. O processo será deflagrado no momento que sigla decidiu também "reavaliar" a presença do senador tucano Izalci Lucas (DF) no cargo de vice líder do governo no Senado.

Celso Sabino pode ser expulso do PSDB
Celso Sabino pode ser expulso do PSDB
Foto: Alexssandro Loyola/PSDB

O Estadão apurou que a ampla maioria da cúpula tucana defende a expulsão do parlamentar, exceto o grupo ligado ao deputado Aécio Neves (MG). A reação do partido pode comprometer a indicação.

Sabino é o principal aliado do deputado mineiro na bancada do PSDB da Câmara. Em caráter reservado, três integrantes da executiva ouvidos pela reportagem disseram que Aécio atuou nos bastidores junto ao Centrão pela indicação do deputado ao cargo governista, e no PSDB para evitar a expulsão. Sabino foi o autor do relatório que rejeitou a expulsão de Aécio da legenda, em agosto do ano passado, e disputou a liderança da bancada com apoio do ex-presidenciável. Procurado, Aécio não respondeu até a publicação.

Apesar de ter divulgado nas redes sociais na semana passada uma foto ao lado de Bolsonaro, Sabino não se diz bolsonarista, mas "a favor do Brasil". "Não tenho nenhum cargo ou pleito no governo federal. A (liderança) da maioria não significa alinhamento com o governo", disse Sabino ao Estadão.

Sobre o processo de expulsão, o parlamentar reclamou que esse tema não estava na pauta da reunião da executiva realizada na última quinta-feira, 13, e disse que o processo contra ele está andando "rápido demais". Ele também questionou o tratamento dado a outros tucanos governistas, em especial ao senador Izalci Lucas.

"Não podem marcar uma reunião com uma pauta e na última hora votar outra. Essa correria compromete os princípios do contraditório e amplo direito de defesa", afirmou Celso Sabino.

O pedido de expulsão foi colocado em pauta na reunião da semana passada pelo ex-senador José Aníbal. O tema do encontro era a distribuição do Fundo Eleitoral, mas houve no final uma votação e a ampla maioria dos participantes defendeu a abertura do processo no conselho de ética.

Para evitar questionamentos sobre o rito, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, decidiu convocar uma nova reunião da executiva para esta segunda, dessa vez com pauta única, para sacramentar o procedimento. "Vamos fazer outra reunião para não deixar nenhum questionamento", afirmou o dirigente tucano.

Sobre o caso de Izalci Lucas, Araújo disse que o senador foi escolhido no ano passado líder de governo após consultar a bancada do PSDB no Senado, que autorizou. Naquele momento, segundo o presidente do PSDB, o ambiente político era diferente e a relação com o governo menos tensa.

"Mas o tema do Izalci também foi tratado na executiva. Ano passado ele respeitou o rito, mas o ambiente mudou e a presença dele na vice liderança do governo será rediscutida. Esse tema será levado para a bancada do Senado", disse Araújo.

"Izalci pediu autorização da bancada antes de assumir a vice liderança. Isso não foi um problema na ocasião, mas agora causa forte constrangimento. A bancada do Senado vai arbitrar isso", disse José Aníbal. Procurado, o senador não foi localizado até o fechamento da edição.

A ala do PSDB paulista, liderada pelo governador João Doria, aderiu ao movimento pela expulsão de Sabino.

"O PSDB de São Paulo avalia como completamente inadequado com a direção do partido a posição de apoio ao governo Bolsonaro, sem consulta ou referendo da executiva nacional, em um momento em que o partido se posiciona frontalmente contrário às ações do governo em todos campos. Somos plenamente a favor da decisão da executiva nacional que admitiu o processo de expulsão do Deputado", disse o presidente do PSDB paulista, Marco Vinholi.

Sabino teve o seu nome escolhido para vaga de líder da Maioria por partidos do Centrão, grupo comandado por Arthur Lira (PP-AL). A intenção seria enfraquecer Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao tirar um aliado do presidente da Câmara do posto. A substituição, porém, ainda não foi oficializada.

Outros tucanos que aceitaram cargos no governo pediram licença do PSDB, que tenta reforçar a narrativa de oposição a Bolsonaro.

Para lembrar

Dividido em duas alas, o PSDB viveu um disputa acirrada pela liderança da bancada no ano passado. Assim como ocorreu com PSL, a disputa interna para a definição do novo líder da bancada tucana na Câmara se transformou em uma "guerra de listas de apoio" e expôs a queda de braço entre o governador de São Paulo, João Doria, e o deputado Aécio Neves.

Depois de idas e vindas, Aécio chegou a emplacar Sabino na liderança. Mas, depois uma reviravolta, o deputado Carlos Sampaio (SP) foi mantido na liderança para evitar uma guerra fratricida.

Doria apoiava Beto Pereira (MS), que chegou a ser escolhido líder do PSDB em reunião na qual simpatizantes de Sabino não votaram, em protesto ao que classificaram como "manobra" para alçar um aliado do governador ao posto, antes do prazo. A lista com votos favoráveis a Pereira, no entanto, acabou invalidada porque a deputada Bruna Furlan (SP), do grupo de Aécio, alegou que sua assinatura havia sido usada sem permissão. Um racha semelhante ocorreu no PSL, que já teve três líderes em menos de dois meses.

Ex-governador de Minas Gerais, ex-senador e ex-presidente do PSDB, Aécio é acusado de receber propina no valor de R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, do grupo J&F.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade