Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Prefeito de Canoas alerta para risco de paralisação nas obras dos diques por falta de repasse estadual

le alertou que, sem a continuidade das obras, o risco às famílias que dependem da proteção dos diques pode aumentar ainda mais

20 jun 2025 - 19h31
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), afirmou que as obras de reconstrução dos diques de proteção contra enchentes no município podem parar nos próximos dias por falta de repasse de recursos por parte do Governo do Estado. Segundo ele, os projetos já estão licitados e contratados, mas aguardam o aporte das verbas federais, que ainda não foram liberadas pela gestão estadual. Souza destacou que, até o momento, a prefeitura tem arcado com os custos utilizando recursos próprios, cerca de R$ 70 milhões provenientes da PPP da Corsan, valor que agora está esgotado.

Foto: Reprodução/Redes Sociais / Porto Alegre 24 horas

Na última quinta-feira (19), Airton Souza participou de uma reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, além de deputados e vereadores, para discutir a situação. Wolff lembrou que, desde maio de 2024, o Governo Federal já liberou quase R$ 4 bilhões para apoiar o Rio Grande do Sul, e criticou a demora estadual na destinação dos recursos aos municípios. "Até parece que falta vontade política de apoiar os prefeitos e resolver o problema das populações", afirmou.

Ao final do encontro, o prefeito reforçou que o apelo vai além de Canoas e é em nome de todo o estado. "Não só Canoas, estou falando em nome de todo o Rio Grande do Sul que precisa da agilidade, da presteza do governo do estado para a liberação do recurso que está em caixa", declarou Souza. Ele alertou que, sem a continuidade das obras, o risco às famílias que dependem da proteção dos diques pode aumentar ainda mais.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade