PF prende no Rio um dos líderes de grupo extremista que participou do ataque de 8/1
Diego Dias Ventura era integrante da Associação Brasileira de Patriotas e apoiador de Bolsonaro
A Polícia Federal prendeu na noite desta quinta-feira, 20, um dos líderes de um grupo extremista de direita que participou dos ataques na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro. De acordo com o jornal O Globo, Diego Dias Ventura foi capturado em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Ao Terra, a Polícia Federal confirmou que o comerciante foi preso preventivamente durante a operação Lesa Pátria, criada para identificar pessoas que participaram ou financiaram o atos golpistas. A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme a reportagem do site, Ventura era integrante da Associação Brasileira de Patriotas e administrava grupos de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Telegram. Desde que Luiz Inácio Lula (PT) foi eleito, o comerciante participava de manifestações antidemocráticas na porta do Quartel-General do Exército em Brasília, e inclusive, pedia doações nas redes sociais.
O homem foi preso também 15 dias antes dos atentados na sede dos Três Poderes. Na véspera do Natal, ele foi preso a caminho do STF, junto com sete bolsonaristas. A PM apreendeu com o grupo estilingues, uma faca e rádio comunicadores.
Durante os atos do dia 8, Ventura apareceu em vídeos na parte interna da Praça, e também nas dependências do Supremo. Nas imagens, ele aparece ao lado de Ana Priscila Azevedo, que prometeu “colapsar” e “sitiar” Brasília. Ela está presa desde janeiro.