Paraná Pesquisas: Lula lidera no 1º turno e tem empate técnico com Flávio no 2º
O presidente lidera todos os cenários testados no primeiro turno, mas aparece em empate técnico, dentro da margem de erro, com Bolsonaro, Flávio, Tarcísio, Michelle e Ratinho Jr. no segundo turno
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários testados no primeiro turno das eleições presidenciais, segundo levantamento da Paraná Pesquisas. Lula aparece à frente de nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL).
Apesar da vantagem no primeiro turno, Lula aparece em empate técnico com Jair e Flávio Bolsonaro em eventuais cenários de segundo turno.
O nome que apresenta a menor diferença em relação ao petista no primeiro turno é Jair Bolsonaro, que está inelegível e preso, por comandar uma organização criminosa que atentou contra o Estado Democrático de Direito. Nesse cenário, Lula lidera com 36,9% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 31,3%. A maior vantagem do presidente ocorre contra Michelle Bolsonaro: 37,2% ante 24,4%.
Flávio Bolsonaro foi confirmado como pré-candidato à Presidência da República nas eleições do próximo ano, segundo carta escrita de próprio punho pelo pai, Jair Bolsonaro, divulgada nesta quinta-feira, 25. No cenário de primeiro turno, Flávio aparece 9,8 pontos porcentuais (p.p.) atrás de Lula, com 27,8% das intenções de voto, contra 37,6% do petista.
Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, quando testado sem a presença de membros da família Bolsonaro, aparece em segundo lugar, com 26,2%, ante 37,8% de Lula. Na semana passada, Tarcísio declarou apoio a Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência em 2026.
Na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é apresentado aos entrevistados, Lula também lidera, com 24% das intenções de voto. Jair Bolsonaro aparece em segundo, com 11,4%. Flávio Bolsonaro surge à frente de Tarcísio, com 4,9%, contra 1,8% do governador paulista.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2025. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos porcentuais.
Segundo turno
Nos cenários de segundo turno, Lula aparece em empate técnico, dentro da margem de erro, contra Tarcísio de Freitas, o governador do Paraná, Ratinho Junior, Jair, Flávio e Michelle Bolsonaro.
A disputa mais apertada ocorre contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesse cenário, Lula tem 43,6%, contra 43,4% do ex-presidente.
Contra Flávio Bolsonaro, o petista aparece com 44,1% das intenções de voto, ante 41% do senador, diferença de 3,1 pontos porcentuais, considerada empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
No cenário contra Michelle Bolsonaro, o petista soma 44,8%, ante 41,4% da ex-primeira-dama. Em relação ao governador do Paraná, Lula aparece com 43,8%, contra 40,2% de Ratinho Júnior.