PUBLICIDADE

Política

PF prende ex-deputada federal condenada por corrupção no Rio de Janeiro

Almerinda de Carvalho, 72 anos, foi condenada a 9 anos de prisão em um desdobramento da máfia das ambulâncias, de 2006

1 abr 2024 - 14h52
(atualizado às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A ex-deputada Almerinda Filgueiras de Carvalho foi presa pela Polícia Federal em São João de Meriti (RJ), em um desdobramento da Operação Sanguessuga, sendo acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Polícia Federal batizou a operação de 'Eco', em referência à mitologia grega, especificamente a uma jovem que falava demais
Polícia Federal batizou a operação de 'Eco', em referência à mitologia grega, especificamente a uma jovem que falava demais
Foto: Divulgação/Agência Brasil / Estadão

A ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, de 72 anos, foi presa nesta segunda-feira, 1º, pela Polícia Federal (PF) em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Ela estava sendo procurada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A prisão ocorreu no gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti, onde ocupava o cargo de secretária.

De acordo com informações da PF, a prisão é um desdobramento da  Operação Sanguessuga, que ficou conhecida como Máfia das Ambulâncias. As investigações tiveram início em 2006 com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso composto por parlamentares e empresários que estavam envolvidos em esquemas de fraude em licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de pelo menos 20 estados brasileiros.

Ela recebeu uma sentença de 9 anos de reclusão e foi conduzida à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu. A ex-deputada será encaminhada ao Instituto Médico-Legal para realizar exame de corpo de delito e, posteriormente, será transferida ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

O Terra tentou entrar em contato com a prefeitura de São João de Meriti, porém, até o fechamento da reportagem, não obteve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação da defesa da parlamentar.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade