Oposição faz acordo com Motta por fim da ocupação do Congresso
Negociação incluiu diálogo sobre o fim do foro privilegiado e anistia, conforme Sóstenes Cavalcante
Após dois dias de ocupação do Congresso, parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) para encerrar o ato de protesto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Conforme o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, o acordo abrange o avanço do fim do foro privilegiado e os fim das decisões monocráticas. As pautas fazem parte do chamado "pacote da paz". O impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro ficaram de fora.
Embora tenha aceitado o acordo, Motta não irá liderar a articulação dos votos. A função ficará a cargo da União Brasil e do PP.
As duas Casas Legislativas estavam obstruídas desde terça-feira, 5. A principal pauta apresentada pelos parlamentares era a de anistia ampla e irrestrita -- em um contexto em que Bolsonaro teve prisão domiciliar decretada na segunda-feira pelo descumprimento de medidas cautelares no processo que julga seu envolvimento nos atos golpistas.
Nos plenários da Câmara e do Senado, os parlamentares ocuparam a Mesa Diretora e protestaram com esparadrapos colados na boca, como alusão à censura. Diante disso, as sessões da Câmara e do Senado de terça foram canceladas.
Com o fim da obstrução, Hugo Motta, presidente da Câmara, retomou a cadeira para abrir a sessão plenária. Em seu discurso de aproximadamente 10 minutos, Motta deu um recado aos oposicionistas: "País deve estar em primeiro lugar e não projetos pessoais".
"O que aconteceu entre o dia de ontem e o dia de hoje, em um movimento de obstrução física, não fez bem a esta Casa. A oposição tem todo o direito de se manifestar, a oposição tem todo o direito de expressar a sua vontade", afirmou.
Com informações do Estadão Conteúdo.
-qhw4z5bdjtis.jpg)