Ocupação pela Madrugada: Oposição protesta contra silêncio de Alcolumbre e paralisa o Congresso
"A única forma de chamar atenção foi ocupando as mesas", diz Sóstenes Cavalcante sobre protesto
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 5, o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), reforçou que parlamentares de oposição decidiram ocupar as mesas diretoras da Câmara e do Senado. Segundo Cavalcante, a oposiição vai seguir com o protesto durante toda a madrugada. A ação é uma resposta à suposta recusa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AC), em atender ligações e responder mensagens de líderes oposicionistas há mais de quinze dias.
--
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“O presidente Hugo Motta me ligou e eu expliquei a ele as motivações. Os líderes de oposição disseram que o presidente Alcolumbre, no Senado, não atendia ligação e nem respondia mensagens dos líderes há mais de quinze dias, então a única forma de chamar os presidentes das Casas para resolver um problema sério foi ocupando as mesas. Vamos fazer rodízio a madrugada toda, com deputados e senadores nas duas casas.”
Segundo Sóstenes, os parlamentares estão utilizando fitas na boca como forma simbólica de protesto contra o que classificam como restrições à liberdade de expressão.
A mobilização ocorre em meio à tensão política acirrada no Congresso Nacional, e tem como pano de fundo a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A oposição considera que há um clima de cerceamento das liberdades democráticas e cobra uma resposta institucional dos presidentes das duas Casas.
Sóstenes acrescentou ainda que a oposição não pretende dialogar com líderes da base governista até que Hugo Motta (Republicanos-PB) , presidente da Câmara, e Alcolumbre, presidente do Senado, se reúnam juntos com os representantes oposicionistas.


