PUBLICIDADE

Política

"Não se negocia a democracia", assegura Pacheco

Presidente do Senado se reuniu com governadores de alguns Estados nesta quinta-feira, 2, em meio a crise entre os Poderes

2 set 2021 - 11h54
(atualizado às 12h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Rodrigo Pacheco
REUTERS/Adriano Machado
Rodrigo Pacheco REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta quinta-feira, 2, em pronunciamento à imprensa após reunião com governadores que a democracia é inegociável e que ela tem como um de seus pilares o diálogo, sendo impossível, portanto, interromper as conversas com os demais Poderes e instituições.

Após o encontro, e tendo ao lado alguns governadores como o do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do Pará, Hélder Barbalho (MDB), Pacheco disse que o Congresso precisa ouvir as demandas dos chefes dos Executivos estaduais.

"Não se negocia a democracia. Democracia é uma realidade, Estado de Direito é uma realidade, a sociedade já assimilou esses conceitos e esses valores nacionais, de modo que estaremos sempre todos unidos nesse propósito de preservação da democracia no nosso país", afirmou.

As declarações de Pacheco vêm em um momento de crise entre os Poderes, e em meio a ataques do presidente Jair Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal (STF) - especialmente os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Bolsonaro chegou a afirmar em uma declaração recente que poderá atuar fora das quatro linhas da Constituição para conter o que chama de excessos do Supremo.

O presidente também ataca governadores com frequência por causa da gestão da pandemia de covid-19 - por ser contra as medidas de restrição de atividades adotadas pelos Estados para conter a disseminação do vírus - e por conta da cobrança do ICMS sobre os combustíveis.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade