Ministério do Trabalho autoriza ida de servidor à Itália para aprender sobre a 'pizza napolitana'
Viagem do superintendente da pasta no Distrito Federal foi publicada no Diário Oficial; Ministério justifica que evento vai ensinar sobre segurança alimentar e diz que custos serão do Senac
BRASÍLIA - O Ministério do Trabalho e Emprego autorizou a viagem do superintendente regional da pasta no Distrito Federal, Jackson da Silva Azara, para a cidade de Nápoles, na Itália, com o objetivo de participar de um curso de aprendizagem sobre "a verdadeira pizza napoletana".
Azara foi autorizado pelo secretário-executivo Francisco Macena a compor a comitiva que viajará à Itália na condição de conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). A viagem será realizada entre 26 de outubro e 2 de novembro, conforme portaria do último dia 21, publicada no Diário Oficial.
Em nota, o Ministério afirmou que a missão não é organizada nem financiada pelo governo federal. De acordo com a pasta, o evento será promovido e custeado pelo Senac. O Sistema S, do qual faz parte o Senac, mobiliza cerca de R$ 30 bilhões sem estar submetido aos mesmos padrões de controle das empresas e órgãos da União. Diversos membros do governo Lula fazem partes de conselhos como o do Senac e aumentam os seus vencimentos.
A justificativa apresentada pelo ministério de Luiz Marinho para permitir a ida do superintendente ao evento foi de que a missão ampliará os conhecimentos da pasta sobre "iniciativas de soberania alimentar, sustentabilidade, inovação social e desenvolvimento comunitário". De acordo com a portaria, a formação permitirá o intercâmbio com iniciativas semelhantes no País.
A missão técnica será conduzida pela Associação da Verdadeira Pizza Napoletana (AVPN), uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e proteger os princípios desse tipo de pizza. A AVPN oferece treinamentos e certificados para pizzarias ao redor do mundo que seguem as suas normas.