Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula sobre encontro com Levitsky: 'É importante ouvir vozes que defendem a democracia'

Presidente teve encontro com cientista político dos EUA que escreveu livro sobre como as democracias morrem

13 ago 2025 - 22h22
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou no X, nesta quarta-feira, 13, um registro do encontro com o cientista político Steven Levitsky, que ocorreu na manhã. Segundo o presidente, é importante ter contato com "vozes que defendem a democracia".

"Em momentos onde o extremismo tenta subverter os princípios básicos da sociedade brasileira, inclusive o voto popular, é sempre importante ouvir vozes que defendem a democracia", afirmou Lula.

Na publicação, o presidente citou o inquérito da tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023, que é julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Lula, o grupo político que perdeu as eleições de 2022, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tinha plano de assassinar autoridades e a trama culminou nos atos de 8 de Janeiro de 2023.

Em palestra no Senado na terça-feira, 12, o escritor americano, autor dobest-seller "Como as Democracias Morrem", afirmou ser "irônico" o fato de o governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, punir o Brasil por "fazer o que os americanos deveriam ter feito".

"A grande ironia é que os Estados Unidos estão punindo o Brasil hoje por fazer o que os americanos deveriam ter feito. Como cidadão americano, eu sinto vergonha dessa situação", disse, durante seminário em Brasília.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade