Lula lembra Lava Jato, diz que Bolsonaro 'fugiu como rato' e 'tem que pagar' por tentativa de golpe
Declaração do presidente acontece em meio ao embate de seu antecessor com a Justiça
Lula criticou Bolsonaro pela postura frente às acusações de golpe, relembrou sua experiência com a Lava Jato como exemplo de enfrentamento à Justiça e condenou a atuação do ex-presidente e de seu filho no cenário internacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a um "rato" ao criticar a sua postura frente ao julgamento da suposta trama golpista. A declaração foi feita durante discurso nesta quinta-feira, 24, em Minas Novas (MG), durante evento de anúncios do governo federal. Lula ainda relembrou a Operação Lava Jato e se utilizou como exemplo ao ex-mandatário. A fala aconteceu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) descartou a prisão preventiva de Bolsonaro por possível descumprimento de medidas cautelares.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Lula iniciou a fala sobre Bolsonaro lembrando a decisão dele de não participar da passagem de faixa presidencial em 2023. "O cara que tentou dar o golpe, para não dar posse para mim, não teve coragem de me esperar, fugiu como rato foge. Fugiu", disse.
Pagar 'pelo que fez'
Em seguida, Lula tocou no conflito atual entre o Brasil e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou sanções ao País utilizando os processos judiciais em curso contra Bolsonaro como uma das justificativas.
"Agora, fez a bobagem que fez, mandou o filho dele sair de deputado federal e ir para Washington pedir para que o presidente Trump intervenha no Brasil. É uma vergonha. Isso é uma falta de cárater. É falta de coragem. Fez as merdas que fez, pague pelas merdas que fez", afirmou Lula.
Comparação
O presidente emendou falando sobre a sua experiência com a Lava Jato, sem citar diretamente a operação. Lula disse que não fugiu e, como consequência, passou 580 dias preso.
"Foram à minha casa, à casa dos meus cinco filhos, quebraram televisão, tiraram fogão para ver se tinha dinheiro. Não encontraram nada, mesmo assim mandaram me prender. Tinha gente que me mandava ir para o exterior, ir para embaixadas. Eu dizia 'Um cara que não morreu de fome até os 5 anos de idade e sobreviveu, não vai correr não. Eu vou provar a minha inocência'", afirmou Lula.
Antes, o presidente deixou uma crítica à Lava Jato. Para o petista, a operação causou a perda de "mais de 4 milhões de empregos" e "acabou com todas as empresas de engenharia civil nesse país".
Lula ainda comentou que foi lhe dada a possibilidade, já na prisão, de fazer um acordo e ir para casa usando tornozeleira eletrônica. O presidente brincou e disse que não usaria o instrumento "porque não era pombo-correio".

