Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula diz que agora tem o telefone de Trump e que irá ligar 'toda vez que tiver uma dificuldade'

Além do fim da taxação, o petista quer negociar a suspensão de punições estabelecidas por Trump a autoridades brasileiras

27 out 2025 - 10h25
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Lula afirmou que possui o telefone de Donald Trump e que pretende dialogar frequentemente com o presidente dos EUA para tratar de questões bilaterais, destacando otimismo em futuras negociações.
Lula chama Moraes de 'presidente' em coletiva sobre encontro com Trump:

Apesar de não ter chegado a um acordo com o presidente estadunidense Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou otimista com os próximos passos na relação entre os dois. A jornalistas, nesta segunda-feira, 27, em agenda na Malásia, o petista disse que tem o telefone de Trump e que deve telefonar para ele "toda vez que tiver uma dificuldade". 

"Não era possível, nem vocês acreditavam, que em uma única conversa nós poderíamos resolver os problemas. O que nós estabelecemos é uma régua de negociação", declarou Lula, que complementou que equipes montadas por cada governo vão fazer a negociação, mas os dois presidentes também estarão em comunicação constante. 

Lula e Trump se reuniram no último domingo, 26, enquanto cumprem agenda na Ásia
Lula e Trump se reuniram no último domingo, 26, enquanto cumprem agenda na Ásia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

"Ele tem o meu telefone, eu tenho o telefone dele. Nós vamos colocar nossas equipes para negociar. A minha equipe é de alto nível. É o  [Geraldo] Alckmin, o [Fernando] Haddad e o Mauro Vieira. E nós queremos negociar", disse.

O presidente frisou ainda que não está focado em negociar apenas o fim da taxação. "Queremos negociar o fim das punições aos nossos ministros da Suprema Corte, o fim da punição contra o ministro [Alexandre] Padilha e a sua filha, e nós queremos negociar a taxação", afirmou.

Lula disse ter dado um documento a Trump com tudo o que o gostaria de negociar. Nesse texto, ele teria destacado que os EUA possuem superávit comercial com o Brasil. "Não foram apenas palavras,ele tem um documento sabendo o que o Brasil quer. E eu acho que nós vamos fazer um bom acordo", finalizou o presidente brasileiro.

Lula diz que estabeleceu 'regras' com Trump para desentendimentos:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade