Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula assina artigo no Washington Post em que compara 8 de Janeiro à invasão do Capitólio nos EUA

Presidente diz que democracia brasileira foi 'severamente testada', mas que tentativa de golpe falhou e que 'sociedade brasileira rejeitou a invasão'

8 jan 2024 - 11h46
(atualizado às 18h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta segunda-feira, 8, um artigo de opinião no jornal The Washington Post em que afirma que a democracia brasileira foi "severamente testada" e compara os atos golpistas em Brasília no ano passado à invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.

Na publicação no jornal norte-americano, o presidente diz que a tentativa de golpe falhou e que a "sociedade brasileira rejeitou a invasão". Durante o ano passado, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Poder Executivo dedicaram esforços para esclarecer os fatos e responsabilizar os invasores", disse.

No Brasil, os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 completam um ano nesta segunda-feira, após terem mexido com a estrutura dos Três Poderes e deixado um rastro de destruição nos principais prédios públicos de Brasília. Em um ano, 2.170 pessoas foram presas, a maioria por ter invadido e atacado diretamente os prédios públicos, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes é o relator do inquérito responsável por julgar os extremistas envolvidos nos ataques.

Do total, 66 extremistas permanecem presos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou 1.413 pessoas pelos atos antidemocráticos, das quais 30 foram condenadas por crimes como golpe de Estado e outras 29 serão julgadas até fevereiro. A lista de presos e condenados pelo 8 de janeiro, no entanto, não inclui mentores nem políticos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade