Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lewandowski é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal

O ministro ocupava a vice-presidência da Corte desde a aposentadoria de Joaquim Barbosa; a ministra Carmem Lúcia ocupará o antigo cargo de Ricardo Lewandowski pelos próximos dois anos

13 ago 2014 - 16h12
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro Ricardo Lewandowski durante sessão que julga embargos do processo do mensalão
Ministro Ricardo Lewandowski durante sessão que julga embargos do processo do mensalão
Foto: Nelson Jr./SCO/STF / Divulgação

Em votação simbólica, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira o ministro Ricardo Lewandowski para a presidência da Corte. Lewandowski ocupava a vice-presidência do Supremo desde o início deste mês, devido à aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa.

Em rápido discurso, o novo presidente comprometeu-se a "honrar as tradições mais que seculares do STF e também a cumprir a consagrada liturgia desta casa de Justiça”.

Nascido do Rio de Janeiro, Lewandowski tem 66 anos e foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Ele se formou em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

No Supremo, o ministro foi o revisor da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e relatou processos sobre a proibição do nepotismo no serviço público e das cotas raciais nas universidades federais. A ministra Cármen Lúcia ocupará a vice-presidência da Corte nos próximos dois anos. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade