PUBLICIDADE

Lava Jato

PSDB libera bancada, mas líder orientará a favor da denúncia

2 ago 2017 - 11h54
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Sessão na Câmara dos Deputados que analisa acusação contra Temer
Sessão na Câmara dos Deputados que analisa acusação contra Temer
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O líder do PSDB na Câmara, Ricardo Trípoli (SP), afirmou na reunião da bancada do partido na manhã desta quarta-feira que vai orientar o voto dos deputados a favor da autorização para que o Supremo Tribunal Federal julgue a denúncia contra o presidente Michel Temer, disse Silvio Torres (SP), que participou do encontro.

Segundo o deputado, Trípoli vai orientar favoravelmente à admissão do julgamento porque isso representa a vontade da maioria da bancada. Outra decisão tomada no encontro foi liberar o voto dos deputados. Sem o fechamento de questão, os parlamentares podem votar como quiserem sem qualquer risco de serem punidos.

A bancada do PSDB --principal aliado do governo-- está rachada desde a votação sobre a denúncia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na ocasião, somente dois dos sete deputados votaram para barrar a denúncia. O partido tem 47 integrantes, a terceira maior bancada na Casa.

A decisão anunciada por Trípoli causou desconforto na bancada. O deputado Domingos Sávio (MG) afirmou que o acordo inicial era que haveria a liberação da bancada para votar como quiser e que o líder não iria fazer qualquer orientação de voto. O parlamentar é contra a autorização.

Sávio não participou da reunião da bancada tucana, mas disse ter conversado com Trípoli na véspera, que lhe assegurou tal posição. Numa conversa em plenário, Sávio protestou contra a posição do líder para o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), que foi exonerado do cargo de ministro da Secretaria de Governo para votar a favor de barrar a denúncia contra Temer.

"Isso é um absurdo", reclamou Sávio a Imbassahy. Questionado por repórteres sobre a posição do PSDB, Imbassahy disse que não iria se manifestar por não saber da decisão que havia sido tomada pela bancada.

Veja também

Venezuela sofre sanções após decisão controversa de Maduro:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade