Genial/Quaest: Flávio Bolsonaro é o candidato mais competitivo da direita, mas perde para Lula no 2º turno
Nova pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, dia 16; confira cenários levantados
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como seu sucessor para as eleições gerais, aparece como o candidato mais competitivo da direita no segundo turno das Eleições do próximo ano -- mas ainda assim perderia para o presidente Lula. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest divulgados nesta terça-feira, 16.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A pesquisa, com relação a intenções de voto para Presidente da República no segundo turno, propõe alguns cenários. Entre todos, o candidato de direita que mais se destaca é Flávio Bolsonaro, que aparece com 36%. Mesmo assim, isso não seria suficiente para vencer o atual presidente, que aparece com 46%. Neste cenário, de Lula contra o filho de Bolsonaro, também constam 3% de indecisos e 15% de brancos, nulos ou "não vai votar".
Por mais que o petista siga em destaque, sua vantagem diminuiu se comparado à pesquisa do mesmo cenário feita em agosto. Na ocasião, ele aparecia com 48% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro, que ainda não tinha sido lançado como pré-candidato, com 32%. Os votos brancos e nulos também eram maiores, somando 17%.
Lula também vence Flávio, e todos outros candidatos, em um primeiro turno, segundo registros da pesquisa. O cenário em que Lula aparece com "mais folga", com 41% das intenções de voto, é contra Flávio (23%) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, (10%). Em contrapartida, a votação fica mais apertada quando Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, é considerado na disputa no lugar de Tarcísio.
Outros cenários de 2º turno
Com uma projeção similar à de Flávio, Tarcísio e Ratinho Júnior também aparecem como destaques em um possível segundo turno contra o atual presidente. Ambos, em seus respectivos cenários, aparecem com 35% das intenções de voto frente a 45% direcionadas ao presidente Lula.
Confira os resultados de outros cenários estimulados:
A pesquisa quantitativa coletou dados de 11 a 14 de dezembro com brasileiros a partir de 16 anos. Foram realizadas 1.004 entrevistas com margem de erro estimada em 2 pontos percentuais. O nível de confiabilidade é de 95%, segundo as especificações técnicas.
