Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Filho de Zambelli publica carta escrita pela mãe na prisão que cita “ditador” e exclui na sequência

Ao Terra, advogado da deputada explicou que pediu pela exclusão da carta pois há uma decisão de Moraes que proíbe a manifestação de Zambelli

6 ago 2025 - 22h21
(atualizado às 22h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante uma coletiva de imprensa
Foto da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante uma coletiva de imprensa
Foto: FELIPE RAU / Estadão

Uma carta de Carla Zambelli (PL-SP) “aos brasileiros”, escrita à mão diretamente da prisão, foi postada pelo perfil de seu filho, João Zambelli, no Instagram, na tarde desta quarta-feira, 6. Momentos depois, porém, a publicação foi excluída a pedido do advogado da política, conforme confirmado ao Terra. Entenda o que alega a defesa de Zambelli.

Ao Terra, o advogado Fábio Pagnozzi, que representa a parlamentar no Brasil, explicou que Zambelli fez algumas cartas e enviou-as para familiares no Brasil – tendo ele, inclusive, também recebido uma delas.

Uma dessas cartas foi entregue ao filho da deputada, João, que acabou decidindo postar o material.

Em busca no Google, por mais que a postagem já tenha sido apagada, é possível resgatar a descrição da publicação, em que está escrito: Da Itália, Carla Zambelli escreve carta ao Brasil. Leia a carta completa que minha mãe escreveu para todos vocês”.

“A partir do momento que eu soube, avisei o filho da Zambelli que ele não deveria postar coisas da mãe, que isso estava ferindo uma decisão do Alexandre de Moraes, e ele retirou”, disse Fábio, que alegou não ter tido acesso a essa carta.

O advogado explicou que, pelo que viu, o conteúdo do documento não preocupa a defesa. Além disso, por João ter retirado a publicação “na hora”, ele acredita que a questão não trará problemas. Ele disse que haveria algo de errado se fosse o caso de Zambelli “chamar todo mundo para fazer coisas contra a democracia, contra o sistema, os ministros” e que assim poderia haver um entendimento de que foi dado espaço para a “continuidade para os atos delitivos”

A carta foi assinada com a data de terça-feira, dia 5, com o logotipo do escritório do advogado italiano Pieremilio Sammarco, que faz a defesa de Zambelli na Itália. Segundo Fábio, a carta que circula nas redes sociais foi enviada de Sammarco para João, diretamente.

Condenada a dez anos de prisão por falsidade ideológica e invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carla Zambelli foi capturada no último dia 29, após ficar meses foragida no exterior, com um mandado de prisão em aberto no Brasil, emitido por Moraes. Na última sexta-feira, 1º, a Justiça italiana manteve sua prisão. 
 

Justiça italiana mantém prisão de Carla Zambelli em Roma:

O que Zambelli fala na carta?

Mesmo com a exclusão da carta pelo filho de Zambelli, o documento ainda circula nas redes sociais. “Aos brasileiros de todo o mundo, a vida é um grande milagre, mas o maior presente para as nossas vidas é a liberdade para vivermos para nossa família, seja a de sangue ou aquela que elegemos”, começa a carta.

Depois, Zambelli diz que está sendo forte e corajosa, mantendo a fé e a cabeça erguida, com a consciência tranquila de alguém inocente. “Tenham força, fé e coragem. O Brasil é um país abençoado e nenhum ditador nos colocará de joelhos”, complementou.

“Amo vocês com todo meu coração! ‘Tudo posso naquele que me fortalece’”, finalizou a deputada, do presídio feminino de Rebibbia, localizado na periferia de Roma e considerado um dos maiores complexos penitenciários da Europa.

Três dias antes de ser presa Zambelli disse ser ‘exilada política’ na Itália e agradeceu Flávio Bolsonaro:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade