PUBLICIDADE

Política

Estratégia de Dilma é atacar Aécio e ignorar Marina

O movimento serve para minimizar o potencial de Marina e aproximar a presidente de setores dissidentes do PSB em solo gaúcho

23 ago 2014 - 14h00
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Dilma Rousseff discursou para plateia no Hotel Plaza, centro de Porto Alegre
Dilma Rousseff discursou para plateia no Hotel Plaza, centro de Porto Alegre
Foto: Flavia Bemfica / Especial para Terra

A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, deixou evidente durante sua passagem em Porto Alegre sua estratégia de colocar o senador tucano Aécio Neves (PSDB) como principal adversário na disputa pelo Planalto e ignorar a candidatura de Marina Silva (PSB). Segundo os responsáveis pela campanha de Dilma no Rio Grande do Sul, o movimento serve tanto para minimizar o potencial da ex-senadora do Acre como para aproximar a presidente de setores do PSB que, em solo gaúcho, já tem dissidentes.

Dilma se reuniu com prefeitos, vices, vereadores e lideranças de 13 siglas que apoiam sua candidatura no Estado (entre eles representantes do PSB e do DEM) no centro de eventos do Hotel Plaza, localizado no centro da capital gaúcha na manhã deste sábado. Durante o evento, ela voltou a fazer comparações entre as gestões petistas e as do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com críticas fortes aos tucanos.

Guia do eleitor Guia do eleitor

“Há dois projetos. Um quer o passado, quer que o país se curve, desempregue, arroche, aumente tarifa e imposto. No meu governo, criamos 5,4 milhões de novas vagas e o País se dá ao luxo de enfrentar a crise gerando emprego, investindo em trabalho e infraestrutura. Nós fizemos. Quem não fez, não pode se comparar conosco.”

No discurso, a mandatária disse que os adversários na eleição assinalam estar à frente de um governo durante o qual a inflação aumentou e o Produto Interno Bruto (PIB) caiu, prometeu um novo ciclo de crescimento.

Dilma estava acompanhada do ex-governador gaúcho, Alceu Collares (PDT), de quem foi secretária de Minas e Energia
Dilma estava acompanhada do ex-governador gaúcho, Alceu Collares (PDT), de quem foi secretária de Minas e Energia
Foto: Flavia Bemfica / Especial para Terra

Dilma também fez referência à área da saúde, reconhecendo que há “um problema grave” principalmente em relação ao acesso da população a exames laboratoriais e atendimento em algumas especialidades médicas, além de “desafios” no na gestão e atendimento em hospitais. “Temos que dar muitos passos na saúde, mas demos um passo gigantesco com o Mais Médicos”, considerou.

Antes de terminar, ela também fez uma referência velada à expressão “nós acreditamos no Brasil”, utilizada por Eduardo Campos durante sua entrevista ao Jornal Nacional uma noite antes de sua morte, e que o PSB transformou em bordão depois da tragédia. “Nós sempre acreditamos no Brasil. Acreditei na cadeia, sendo torturada. Acreditar na democracia é obrigação dos cidadãos.”

Durante o evento, a presidente em mais de uma ocasião fez referência a sua vinculação ao Rio Grande do Sul, e lembrou-se de momentos de sua trajetória agradecendo a lideranças partidárias locais como o ex-governador Alceu Collares (PDT) e o ex-ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB), presentes no evento.

No RS, conforme as últimas pesquisas, Dilma tem mais de 40% das intenções de votos.

Febre de Selfies

Ao final do encontro, ostentando no braço esquerdo um terço colorido que ganhou durante o ato, Dilma falou rapidamente com os jornalistas e não quis comentar o acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, divulgado na sexta-feira. Mas parou para ouvir o depoimento elogioso de um rapaz a respeito das obras realizadas no porto de Rio Grande, na zona Sul do Estado.

Ao final da conversa com a candidata, ele perguntou se podiam fazer uma selfie. “Depois disso, você acha que eu vou dizer não?”, respondeu a petista, se posicionando sorridente para o autorretrato.

Para que Dilma saísse do centro de eventos e chegasse ao carro, a segurança montou um corredor estreito, mas não impediu que o espaço fosse cercado de militantes, que gritavam a acenavam para a presidente, solicitando mais fotos.

A exemplo do que havia feito no comício da noite de sexta e na viagem de trem entre as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, na sexta à tarde, a presidente voltou a demonstrar seu gosto pelas selfies, se aproximando das dezenas de telas e braços estendidos.

Do hotel, Dilma seguiu para a BR 448, que liga Porto Alegre à cidade de Sapucaia do Sul, para a gravação de imagens para o programa de TV. Construída para desafogar o trânsito na região Metropolitana, a estrada (com 22 quilômetros de extensão e custo de R$ 1,3 bilhão) foi inaugurada no ano passado e é apontada pela petista como um dos grandes investimentos de seu governo no Rio Grande do Sul.

Depois das gravações, a presidente ainda cumpre agenda privada. Ela deve retornar a Brasília no final do dia.

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade