Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

"Efeito Tiririca" falha para maioria dos candidatos famosos

8 out 2012 - 15h17
Compartilhar

Estar em evidência na mídia não é garantia de votação expressiva. Que o digam Mulher Pera, a Vovó da Fiel ou Charles Henriquepedia, que não se elegeram no pleito municipal deste ano. Para outros, como a funkeira Verônica Costa, eleita no Rio com 31.515 votos, o "efeito Tiririca" segue dando frutos. Em 2010, o então candidato a deputado federal e figura carismática da TV, Tiririca, foi eleito com cerca de 1,3 milhão de votos, um recorde àquela eleição.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Candidatos como Ércio Quaresma (PV), ex-advogado do goleiro Bruno, e a "Vovó da Fiel" (PSD) apostaram na projeção recente para tentarem uma vaga nas câmaras municipais de Belo Horizonte e São Paulo, respectivamente. O resultado, contudo, não foi animador. Enquanto a torcedora-símbolo do Corinthians obteve 3.474 votos, Quaresma amargou a inexpressiva marca de 346 votos.

Piores do que ele foram Edgar Passos (PR), o Rei Momo do carnaval de Salvador de 2011, com 120 votos, o ator e apresentador de TV Leandro Fóz, que tentou a eleição como vereador em Maringá (PR) pelo PT e recebeu a confiança de somente 225 eleitores. O cantor da banda Kiloucura, Gerson Paulo de Melo, conhecido como Gerson Dupand, também tentou vaga de vereador no Rio de Janeiro pelo PSDB e teve apenas 103 votos.

No esporte, a atual vereadora pelo PMDB, Patrícia Amorim, presidente do Flamengo, não conseguiu a reeleição com os 11.996 votos que recebeu. Andrade, ex-jogador e ex-treinador do Flamengo foi melhor, com 16.609 votos, mas não conseguiu se eleger na capital fluminense pelo PSDB. O treinador Dadazinho Rosenwaldo,filho de Dadá Maravilha, se candidatou a vereador em Belo Horizonte pelo PTB. O carisma do pai, no entanto, não resultou em votos para o filho, que foi o preferido de apenas 545 eleitores.

Já figuras conhecidas do público que transitam na política há algum tempo, oscilam bons e maus resultados. Netinho de Paula foi eleito vereador pelo PCdoB em São Paulo com 50.698 votos. Já Agnaldo Timóteo, na política desde 1982, teve 12.009 votos e não conseguiu se reeleger.

Suéllem Rocha, conhecida como Mulher Pêra, disputou uma cadeira como vereadora em São Paulo pelo partido PTdoB. Ela não foi eleita, mas teve 2.126 votos
Suéllem Rocha, conhecida como Mulher Pêra, disputou uma cadeira como vereadora em São Paulo pelo partido PTdoB. Ela não foi eleita, mas teve 2.126 votos
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra