Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Dino manda PF investigar repasses de R$ 694 milhões por emendas Pix

Ministro do STF determina ainda que bancos criem mecanismos para impedir saque na boca do caixa a partir de emendas parlamentares

24 ago 2025 - 17h14
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino afirmou obiter dicta que decisões e leis estrangeiras somente valem no Brasil quando devidamente reconhecidas
Ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino afirmou obiter dicta que decisões e leis estrangeiras somente valem no Brasil quando devidamente reconhecidas
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

BRASÍLIA - O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal abra inquéritos para investigar os repasse de R$ 694,7 milhões em emendas Pix sem plano de trabalho.

São, no total, 964 planos de trabalho de emendas entre 2020 e 2024.

Dino também oficiou o ministro-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) para que, em 10 dias úteis, seja feita a identificação dessas 964 emendas. O objetivo é enviar essas informações às Superintendências da Polícia Federal para instauração das investigações.

Na decisão deste domingo, 24, Dino ainda determina que instituições financeiras criem mecanismos para impedir que o dinheiro das emendas sejam sacados na boca do caixa. O ministro também pede que sejam abertas contas específicas para receber emendas de bancada e de comissão

Os presidentes do Banco do Brasil, da Caixa e do Banco do Nordeste foram oficiados para fazer essa adaptação e informar sobre a operação em até 30 dias úteis. Atestado o funcionamento dos sistemas tecnológicos dos bancos, será fixado novo prazo para regularizar as situações das emendas.

A "emenda Pix" é um dispositivo que permite alocar recursos do Orçamento da União de forma mais célere para Estados e municípios. Esse tipo de repasse carece de meios de transparência e de fiscalização.

Como revelou o Estadão em 2022, foi por meio de "emendas Pix" que cidades sem estrutura de energia elétrica, saneamento básico, asfalto e saúde primária puderam receber milhões do Orçamento da União para a contratação de shows de cantores. As apresentações estavam programadas para a véspera da campanha eleitoral.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade