Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

CGU investiga presença de autoridades em camarote do Careca do INSS durante show de rock

A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga a presença de alguns servidores públicos no camarote do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, preso pela Polícia Federal.

30 set 2025 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários

A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga a presença de alguns servidores públicos no camarote do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, preso pela Polícia Federal. As autoridades utilizaram o espaço para assistir ao show da banda Red Hot Chili Peppers no dia 7 de novembro de 2023, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Careca do INSS.
Careca do INSS.
Foto: Carlos Moura/Agência Senado / Portal de Prefeitura

"Busca-se, ainda, estabelecer a materialidade da suposta vantagem indevida representada pelos camarotes, incluindo valores envolvidos, condições de acesso e identificação precisa dos beneficiários, além de apurar a autoria e eventual participação de servidores públicos federais do INSS no recebimento de tais vantagens", escreveu a área técnica da CGU.

Segundo o site Metrópoles, Adroaldo Portal, que estava no camarote junto ao Careca do INSS, afirmou ter recebido o convite do próprio gabinete oito meses antes do show.

"Eu recebi o convite do INSS. Foram distribuídos alguns convites, e eu recebi. Era um procedimento, até então, relativamente comum: distribuição de convites. E eu fui, sim. Não sei te dizer a procedência do custeio do convite. Mas ele sequer se apresentou como dono do camarote. Naquele dia, havia muita gente do INSS no evento, inclusive dirigentes e servidores."

Ainda de acordo com a reportagem do Metrópoles, Careca do INSS alugava camarotes no estádio por meio da Prospect Consultoria, uma de suas empresas que se tornou alvo da Operação Sem Desconto, da PF.

"Não sou o careca do INSS"

Durante a sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, realizada nesta quinta-feira, 25 de setembro, o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes foi o centro das contestou o apelido pelo qual ficou conhecido: "careca do INSS". 

O nome foi mencionado por alguns parlamentares durante os questionamentos, incluindo o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).  A cada vez que o apelido era citado, o Careca do INSS demonstrava incômodo e fez questão de rebater.

"Falo olhando no olho de cada um de vocês, com todo respeito e seriedade. Não sou, nunca fui e nunca serei jamais esse careca do INSS que estão falando", declarou.

Segundo o depoente, o deputado Alfredo Gaspar tem demonstrado parcialidade na relatoria da CPMI. 

"Não responderei às perguntas elaboradas pelo relator. Segundo meus advogados, Sua Excelência disse, por mais de uma vez, que sou ladrão do dinheiro de aposentados, sem me dar a chance de defesa. O relator já me julgou e condenou sem sequer me ouvir. Tal conduta revela a quebra da imparcialidade que se espera de um agente público responsável pela apuração de eventual infração penal", disse Antunes.

Apesar da recusa, Gaspar fez questionamentos ao depoente: foram mais de 150 perguntas em 50 minutos. O relator quis saber, por exemplo, quais parlamentares, ministros e servidores públicos o empresário visitou. Questionou quando a estrutura criminosa foi montada na Previdência e se o empresário contou com aval de agentes públicos "para meter a mão no dinheiro de aposentados". 

Gaspar apresentou uma foto em que o "Careca do INSS" aparece na companhia de diretores do INSS e do atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Na ocasião, em janeiro de 2023, Queiroz era secretário-executivo da pasta.

"Eu fico imaginando o senhor distribuindo brindes de milhões de reais a funcionários corruptos da Previdência Social. Fico me perguntando quanto essa turma recebeu do senhor, do dinheiro roubado dos aposentados e pensionistas", disse Gaspar.

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade