PUBLICIDADE

Política

Cabral nega irregularidades e diz usar helicópteros 'por segurança'

Dados divulgados pela Secretaria da Casa Civil indicam que governador fez uso de aeronaves para ir até a casa de praia com sua família

10 dez 2013 - 18h40
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), justificou nesta terça-feira o uso do helicóptero oficial para deslocamentos com a família para a casa de veraneio, em Mangaratiba, no litoral fluminense. Segundo Cabral, a aeronave é utilizada "por questão de segurança".

"Isso não é mistério, não é segredo, está no site. É uma determinação da Subsecretaria do Gabinete Militar. Infelizmente, o fato de ser governador me impõe para enfrentar a segurança pública, a marginalidade, o tráfico de drogas. Para ganhar esse jogo, que é um jogo muito difícil, de muita luta, o Gabinete Militar impõe a mim e à minha família restrições. Eu tenho que segui-las por uma questão de segurança", disse o governador.

A Secretaria da Casa Civil divulga em seu site o roteiro de todas as viagens feitas com as aeronaves. A medida está prevista no decreto 44.310, publicado em agosto deste ano, após Cabral ser pressionado por fazer uso do helicóptero oficial para propósitos pessoais.

Segundo o registro feito pela Casa Civil, após a publicação do decreto que estabeleceu regras mais rígidas para o uso das aeronaves oficiais, Cabral passou mais de um mês sem fazer viagens entre o Rio de Janeiro e Mangaratiba. O primeiro registro ocorreu apenas no dia 29 de setembro. Naquele domingo, Cabral desembarcou às 8h28 no heliponto da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, acompanhado de um de seus assessores, em um voo oriundo de sua casa de praia. O motivo da viagem divulgado foi para que o governador comparecesse à inauguração da Cidade da Polícia.

No domingo seguinte, Cabral novamente viajou de Mangaratiba ao Rio de Janeiro, também na companhia de um assessor. Na ocasião, a viagem tinha como objetivo acompanhar a ocupação policial no Complexo de Lins, na zona norte do Rio.

A partir do dia 11 de outubro e em todo o mês de novembro, segundo consta no site da Casa Civil, Cabral fez uso da aeronave oficial em todos os fins de semana, tendo como destino Mangaratiba. Em todas as ocasiões, Cabral seguia sozinho do Rio em direção a Mangaratiba, retornando na companhia de sua família e de uma empregada da casa. A única exceção foi no feriado da Proclamação da República, entre 14 e 17 de novembro, quando o governador foi para a casa de praia acompanhado de seu vice, Luiz Fernando Pezão. Não há registros de viagens em dezembro até o momento.

Em nota, o subsecretário militar da Casa Civil, Fernando Messias, nega irregularidades no uso dos helicópteros do Estado. Segundo Messias, as aeronaves são empregadas para garantir a segurança de Cabral e de sua família, evitando expô-los à criminalidade. "O processo de enfrentamento da criminalidade no Estado do Rio nos últimos anos, que tem tido como resultado a queda de todos os índices, acarreta riscos para os seus responsáveis, em especial o governador do Estado, que é em última análise o comandante desse processo. A Subsecretaria Militar da Casa Civil, com base em relatórios sigilosos, não abre mão do uso de helicópteros nos deslocamentos do governador e de sua família para a sua residência, em especial levando em conta a regularidade de dias, horários e destino das viagens", diz o texto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade