PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro "retifica" exoneração de Weintraub e muda data

Decreto publicado no Diário Oficial da União diz que saída de ex-ministro ocorreu no dia 19

23 jun 2020 - 08h08
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Um decreto publicado nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial da União "retifica" a exoneração do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. De acordo com a nova publicação, a saída de Weintraub ocorreu no dia 19. Contudo, inicialmente, a exoneração havia sido publicada no último sábado, 20, mesmo dia em que Weintraub se apresentou como ministro ao desembarcar nos Estados Unidos. 

Na última segunda-feira, 22, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) ingressou com uma representação para que a Corte apure uma possível participação do Itamaraty na viagem de Weintraub.

A saída de Abraham Weintraub do cargo de ministro da Educação foi anunciada através de um vídeo publicado em rede social. O ex-ministro ficou 14 meses no cargo. Como revelou o Estado, o presidente Jair Bolsonaro estava pressionado a fazer um gesto de trégua ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministro da Educação, Abraham Weintraub
15/05/2019
REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Educação, Abraham Weintraub 15/05/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Decreto:

No Decreto de exoneração de ABRAHAM BRAGANÇA DE VASCONCELLOS WEINTRAUB,onde se lê"do cargo de Ministro de Estado da Educação",leia-se"do cargo de Ministro de Estado da Educação, a partir de 19 de junho de 2020".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade